O Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico é idealizado e estruturado pela CBTE e organizado pelos clubes que realizam os eventos conforme o calendário determinado pela Confederação. O campeonato envolve as disciplinas de Fossa Olímpica e Skeet e seleciona, por meio de critérios previamente definidos, os atletas para farão parte das Equipes Brasileiras que representarão o Brasil em eventos Nacionais e Internacionais.

Os atletas são distribuídos em cinco categorias: Júnior, Juvenil, Sênior, Veterano e Dama. Cada categoria é dividida em classes de acordo com os scores obtidos pelos atletas. Para Fossa Olímpica adota-se os seguintes critérios de divisão:
Classe A (Excelência 112 pratos ou mais e Light 67 pratos ou mais);
Classe B (Excelência 101 a 11 pratos e Light 61 a 66 pratos) e
Classe C (Excelência até 100 pratos e Light até 60 pratos).
Para o Skeet os critérios são:
Classe A (Excelência 114 pratos ou mais e Light 68 pratos ou mais);
Classe B (Excelência 101 a 113 pratos e Light 61 a 67 pratos) e
Classe C (Excelência até 100 pratos e Light até 60 pratos).
O Campeonato Brasileiro de tiro ao prato Light é realizado por meio de provas On-Line, Presenciais (Regionais) e uma Etapa Final, de acordo com as regras ISSF, porém com 75 pratos. As etapas On-Line têm peso 1 (um), Regional com peso 2 (dois) e a Final peso 3 (três). Para formação do ranking brasileiro são computados os valores referentes aos cinco melhores resultados entre provas On-Line, o melhor resultado entre as Regionais e o resultado da Etapa Final.
Veja o calendário 2023 de provas dos campeonatos de FO e SK promovidos pela CBTE acessando o link:https://revistapedana.com/wp-content/uploads/2023/01/CBTE-FO-SK.pdf
Para conferir os principais resultados das etapas do Campeonato Brasileiro, click no link abaixo:
RESULTADODS-CAMP-BRAS-DE-TIRO-AO-PRATO-OLÍMPICO.pdf
Para saber mais sobre o regulamento do Campeonato consulte o sitio da CBTE na internet: