A Hélice ou FAN 32 é modalidade de tiro esportivo ao voo que mais cresce no Brasil.
A Confederação Brasileira de Caça e Tiro – CBCT está promovendo, para seus confederados, a Copa Brasil de Tiro FAN 32 por meio 15 etapas de provas presenciais (1), mistas 6) e on-line (8), com a integração final dos resultados de cada uma destas, além de uma Grande Final e uma disputa da Majorança (ambas presenciais). Os torneios são regidos pelas normas do Consejo Mundial de Federaciones de Caza y Tiro – FEDECAT e por disposições específicas contidas no Regulamento elaborado pela CBCT.
Neste ano de 2023 a CBCT também estará promovendo o Campeonato da América do Sul em São Paulo, além do Campeonato do Mundo FAN 32 e a Copa do Mundo FAN 32 em Curitiba.

Click no link a baixo para ver as datas e locais das provas promovidas pela CBCT:
https://revistapedana.com/wp-content/uploads/2023/01/CBCT-FAN32.pdf
Para participar da Grande Final do Campeonato de FAN 32 o atleta deve atingir o somatório mínimo de 135 pontos na disputa das 15 etapas e ter participado de uma prova mista e também, obrigatoriamente, da última (15ª) etapa. O título da Majorança será outorgado ao atleta que alcançar o maior número de pontos entre os concorrentes, calculado pela somatória de pontos obtida nas seis etapas que disputar com melhor performance, desprezando-se as demais. Dentre essas seis etapas que contarão para o estabelecimento da Majorança, deverão constar, necessariamente, a participação do atleta em pelo menos três provas presenciais, ou parcela presencial das provas mistas, incluindo-se nestas, obrigatoriamente, a última, ou 15ª etapa.
As provas são disputadas por atletas distribuídos em categorias determinadas em função da idade: 1) Mirim (até 16 anos); Júnior (entre 17 e 20 anos); Sênior (entre 21 e 64 anos); Veterano (entre 65 e 69 anos); Superveterano (com 70 anos ou mais de idade). As atletas praticantes de FAN 32 competem em categoria única (Damas), independente da idade.
De acordo com a média percentual de acertos das três melhores provas dentre as seis últimas que o atleta participou nos últimos 12 meses, é elaborado o ranking, conforme três faixas: 1 (atletas abaixo de 80,00%); 2 (atletas entre 80% e 90%) e 3 (atletas acima de 90,00%).
As provas têm contado com um grande número de atletas, mostrando o significativo crescimento do FAN 32 entre os atiradores esportivos brasileiros. As quatro primeiras etapas da Copa ocorreram entre fevereiro e maio e contaram com 265, 241, 245 e 177 atletas, respectivamente. Ao se considerar as limitações empostas pela pandemia, os números ganham ainda mais relevância.
Para acompanhar os principais resultados de cada etapa, click no link abaixo:
COPA DO BRASIL FAN 32 – RESULTADOS
Para conhecer um pouco mais sobre esta interessante modalidade de tiro ao voo, veja o artigos sobre as diferentes disciplinas de tiro ao voo, acessando o link abaixo:
Para saber mais sobre FAN 32 e o regulamento da Copa Brasil de FAN 32, acesso o sitio da CBTE na internet:
Além da CBCT as federações estaduais de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul já promovem campeonatos estaduais com a participação de inúmeros atletas. Os campeonatos vem ocorrendo com sucesso e, a cada etapa, atraem novos atiradores.
O rápido crescimento da modalidade vem também despertando o interesse da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, que já está se planejando para, quem sabe, oferecer também um campeonato nacional. O fato é que este crescimento é muito importante para o tiro esportivo nacional, uma vez que traz consigo o desenvolvimento da indústria e comércio. Hoje, o Brasil já conta com uma fábrica de hélices e duas de máquinas lançadoras.
Da mesma forma, o desempenho de nosso atletas tem sido evidente. Recentemente, os atletas brasileiros foram destaque no Campeonato Mundial realizado na Espanha, ganhando torneios do certame e o título de campeão mundial pelo atleta de Itú Rubens Guimarães Molena (Dodô). Neste evento o Brasil foi representado por vários que trouxeram, além da experiência internacional, vários trofeus e medalhas para o Brasil.
Certamente o papel da CBCT tem. sido fundamental para o crescimento da modalidade de tiro ao voo em nosso país. A Revista Pedana parabeniza a CBCT pelo sucesso da. FAN 32.