Copa São Paulo de Hélice ZZ 2023

Copa São paulo de Hélice ZZ. 2023

A Copa São Paulo de Hélice ZZ de 2023 é uma iniciativa da Associação Esportiva Pico – AEP, com a parceria da Federação Gaúcha de Caça e Tiro e da Federação Paulista de Tiro Esportivo. Ao contrário dos campeonatos promovidos pela Confederação Brasileira de Caça e Tiro que seguem as regras do Consejo Mundial de Federaciones de Caza y Tiro – FEDECAT, a Copa São Paulo seguirá as regras internacionais de Hélice ZZ da Federation Internationale de Tir aux Armes Sportives des Chasse – FITASC (Federação Internacional de Tiro para Armas de Caça Esportiva).

Copa São Paulo de Hélice ZZ 2023
Associação Esportiva Pico sediará a Copa São Paulo de Hélice ZZ de 2023.

A FITASC e a Copa São Paulo de Hélice ZZ

A FITASC é uma das Federações mais tradicionais do tiro ao voo no mundo. Ela organizava os campeonatos de tiro ao pombo. Foram os primeiros a implantar o tiro a hélice na década de 60 pois já previam o fim do tiro ao pombo.

A modalidade Hélice ZZ é similar ao FAN 32 que é regida pela FEDECAT.    Uma das poucas diferenças nas regras é que o FAN 32 utiliza munição com 32g de chumbo, enquanto o FITASC usa 28g. No entanto, de acordo com criador da AEP, André Weber Altobello, em nosso clube instituímos o uso do cartucho 24g devido a disponibilidade e o custo mais vantajoso para todos os atletas, além de criar maior competitividade.

André Weber Autobello na Associação Esportiva Pico
André Weber Altobello: instituímos o uso do cartucho 24g devido a disponibilidade que os atiradores de prato olímpico possuem e para promover mais dificuldade e competitividade.

A Copa São Paulo de Hélice ZZ

No segundo semestre de 2022 a AEP realizou a competição em seis etapas. Em cada etapa o atleta atirava em 12 hélices. Ao final de cada etapa os resultados eram computados para a formação de um ranking. Para se classificar para a final do campeonato, bastaria o atleta atingir 60% dos pontos disputados nas 6 etapas. A etapa final foi realizada com disparos em 9 hélices para a formação da classificação final da e Copa. Também foram premiados os melhores classificados por majorança, ou seja, os que fizeram maior número de pontos na temporada.

André Altobello está muito animado com a programação da Copa SP para este ano. Ela será realizada em onze etapas e André nos reporta que está articulando com a FGCT a possibilidade de enviar atletas para disputarem o Campeonato Mundial deste ano, que será realizado na Argentina em setembro.

Calendário da Copa São Paulo de Hélice ZZZ de 2023.

ETAPADATALOCAL
121 de janeiroAEP
211 de fevereiroAEP
325 de marçoAEP
422 de abrilAEP
527 de maioAEP
601 de julhoAEP
726 de agostoAEP
823 de setembroAEP
921 de outubroAEP
1011 de novembroAEP
1110 de dezembroAEP

O regulamento completo da Copa São Paulo de Hélice ZZ 2023 pode ser obtido no site da Federação Paulista de Tiro Esportivo – FPTE por meio do link: https://www.fpte.org.br/intranet/arquivo/armazem/regulamento_-_copa_sp_helice_zz_2023.pdf

Parabéns a AEP, FGCT e FPTE pela organização da Copa São Paulo de Hélice ZZ de 2023. Uma bela iniciativa para o crescimento do tiro ao voo esportivo.

Neste momento de dificuldades em que o tiro esportivo vive, a realização de campeonatos promovendo a maior integração entre atletas, fortalece o esporte e ressalta o ambiente familiar e saudável do tiro ao voo.

Gostou? Compartilhe

Publicidade

Seja um assinante de nossa Revista

plugins premium WordPress