CTI em Itaperuna — a importância dos pequenos clubes

Clube de Tiro de Itaperuna - CTI

No dia 03 de outubro de 2021, a Revista Pedana teve a oportunidade visitar o Clube de Tiro de Itaperuna (RJ)  – CTI, durante mais uma etapa de seu Campeonato Social de Trap Americano. O CTI deu mais um exemplo da importância de pequenos clubes no crescimento e no desenvolvimento do tiro esportivo no Brasil

O Clube de Tiro de Itaperuna – CTI

Contando com mais de 220 sócios, clube de Tiro de Itaperuna – CTI está localizado na zona rural de Itaperuna – RJ e possui uma área aproximada de 48.000 m2, onde várias modalidades de tiro esportivo podem ser praticadas. De acordo com seu presidente, Josemar Carvalho Gabetto, o Clube inicialmente localizava-se em uma área arrendada. Com o término do arrendamento, houve a cotização dos sócios para a compra de uma área própria.

Clube de Tiro de Itaperuna - CTI
Josemar Gabetto: “compra de terreno próprio proporcionou o crescimento do CTI”.

O clube possui uma excelente área coberta para preparo de armas e tiro com armas curtas, que também funciona como espaço para a confraternização de atiradores.

Clube de Tiro de Itaperuna - CTI
Área coberta para tiro, preparo de armas e confraternização de atiradores.

O clube possui espaço para várias pistas de IPSC, saque rápido e outras modalidades para tiro esportivo com armas curtas. Atento às tendências do tiro esportivo, o CTI vem investindo em áreas para a prática de diferentes modalidades de ar comprimido.

Chama atenção a vasta área destinada à prática de silhueta metálica, com alvos localizados até 200 metros de distância. Nesta mesma área,  encontra-se a Pedana para a realização de provas de Trap Americano.

Clube de Tiro de Itaperuna - CTI
O CTI possui uma bela pista para a prática de silhueta metálica.

Josemar reporta que o tiro esportivo ao voo é recente no clube. Com a implantação da modalidade do Trap Americano o número de adeptos vem aumentando com o tempo. Hoje, o clube conta com cerca de 15 praticantes entusiasmados com a modalidade. Para saber mais sobre as diferentes modalidades de tiro ao voo, use o link abaixo:

https://revistapedana.com/disciplinas-de-tiro-ao-voo/

A pedana de Trap Americano divide espaço com a pista de silhueta metálica, como forma de aproveitamento de espaço.

Campeonato Social de Trap Americano no Clube de Tiro de Itaperuna – CTI

Com a finalidade de estimular o crescimento do Trap Americano entre seus associados e o intercâmbio com atiradores de outros clubes de tiro da região, o CTI organiza o Campeonato Social de Trap Americano com quatro etapas. Cada etapa é realizada com uma prova de 50 tiros e, de acordo com o regulamento do campeonato, poderá ser descartada a pontuação de uma etapa e a etapa final tem peso dois. As regras são as mesmas seguidas pela CBTE. Em cada etapa, o CTI premia os atiradores que conquistaram os três primeiros lugares nas categorias A (pontuação acima de 36) e B (pontuação abaixo de 36).

Clube de Tiro de Itaperuna - CTI
As etapas do Campeonato Social de Trap americano são realizadas com provas de 50 pratos.

A etapa de 3 de outubro passado, contou com a presença e a alegria de uma entusiasmada equipe do Clube de Caça e Tiro de Pádua – CCTP localizado no município de Santo Antônio de Pádua – RJ. Alguns atletas do CCTP são frequentadores do CTI, razão pela qual sempre ocorre uma  saudável confraternização entre os associados dos dois clubes. Foi o caso de Ronaldo Barbosa Alvim, atleta do CCTP, que realizava a sua primeira visita ao clube de Itaperuna. Para Ronaldo — que iniciou-se no tiro esportivo há dez anos por influência de seu sogro — “foi ótima a experiência de atirar no CTI, pois o clube possui boa infraestrutura e a confraternização entre atiradores foi muito boa”.

Clube de Tiro de Itaperuna - CTI
A animada equipe do Clube de Caça e Tiro de Pádua marcando presença no CTI.

Da mesma forma, o Clube de Tiro Armas & Cia de Viçosa-MG esteve representado naquela etapa com os atletas Ciro Soares, Luiz Gonzaga Pompermayer e Luiz Eduardo Dias.

Quer saber mais sobre o Clube de Tiro de Itaperuna? Veja no link abaixo:

https://www.cti-rj.com.br/

A Revista Pedana agradece o convite e parabeniza a diretoria e os atletas do CTI pelo importante papel de estimular e difundir o tiro esportivo.