QUARTA ETAPA DA COPA MINAS DE PERCURSO DE CAÇA E COMPAK.

No fim de semana de 23 e 24 de abril foi realizada, em Ponte Nova – MG, a quarta etapa da Copa Minas de Percurso de Caça e Compak patrocinado pela Federação Mineira de Caça e Tiro – FMCT.

Sob a batuta de Frederico Gomes Jabbur a Federação Mineira de Caça e Tiro continua sua proposta de incentivar a prática de tiro ao voo nas modalidades de Percurso de Caça e Compak. São as modalidades mais dinâmicas e desafiadoras de tiro ao prato.

A Copa Minas de 2022 será desenvolvida em oito etapas a serem realizadas em diferentes clubes federados à FMCT. A quarta etapa foi realizada no Clube Armas&Cia – CTAC, de Ponte Nova-MG. Além da cidade de de Ponte Nova, o Grupo Armas&Cia possui clubes de tiro esportivo nas cidades de Ubá e Viçosa (matriz).

CTAC de Ponte Nova

O CTAC de Ponte Nova foi inaugurado recentemente e as provas da quarta etapa da Copa Minas foi a primeira da FMCT realizada naquelas instalações.

Quarta etapa da Copa Minas no CTAC de Ponte Nova
Vista parcial das instalações do CTAC em Ponte Nova – MG.

De acordo com Fred Jabbur – que elaborou os projetos das provas – o CTAC possui boas condições cênicas para sediar provas de Percurso de Caça, o que torna as disputas muito dinâmicas com grandes variedades de trajetórias de pratos. Da mesma forma, o CTAC de Ponte Nova conta possui uma área de desaterro que se enquadra dentro das dimensões necessárias para os deslocamentos dos pratos, conforme as regras da modalidade.

percurso de Caça no Armas&Cia de Ponte Nova-MG
O CTAC de Ponte Nova possui excelentes cenários para as provas de Percurso de Caça. Foto: divulgação Pen Studio.

As Provas da Copa Minas em Ponte Nova

A prova de Percurso de Caça da Copa Minas foi realizada no sábado pela manhã e contou com vários postos de tiro em três localidades bem diferentes. As trajetórias criadas por Fred determinaram pratos com graus de dificuldades distintos, criando oportunidades de acertos relativamente fáceis e desafiadoras até para atiradores mais experientes.

Francesco R. Serra atirando sob o olhar de seus colegas competidores em uma das estações da prova de Percurso de Caça realizada no CTAC de Ponte Nova. Foto: divulgação Pen Studio.

Ao final das séries de disputas os três primeiros colocados em cada categoria foram:

CategoriaColocação AtletaAcertos
A1oFrederico Gomes Jabbur49
2o Caio Jabbur44
3oFrancesco Reale Serra39
B1oCaio Justino Silva41
2o Pedro Rocha37
3oLuiz Fernando C. Ribeiro28
C1oLuiz Eduardo Dias26
2o Augusto Colatino23
3oIara Santos21

No domingo a etapa da Copa Minas teve continuidade com a prova de Compak. A disciplina Compak tem regras diferenciadas do Percurso de Caça, uma vez que as trajetórias de todos os pratos lançados devem estar dentro de um retângulo previamente definido. Entretanto, isso não quer dizer que sejam trajetórias muito fáceis de serem seguidas para acertar os pratos. A. complexidade da prova está na utilização de pratos de diferentes tamanhos e cores, além, é claro, de velocidades diferentes.

Luiz Fernando participando da terceira etapa da Copa Minas de Compak
O experiente atirador esportivo, Luiz Fernando é uma referência de conhecimento técnico e simpatia que se destaca em qualquer prova.
Fed Jabbur atirando na terceira etapa da Copa Minas de Compak em Ponte Nova-MG
Frederico Jabbur é uma referência nacional como atirador esportivo e no planejamento de provas de provas de Percurso de Caça e Compak. Foto: divulgação Pen Studio.
Caio Justino foi o primeiro colado na categoria B da prova de Percurso de Caça. Foto: divulgação Pen Studio.

A prova, como não podia deixar de ser, correu na maior tranquilidade onde a parceria, colaboração e torcida reinaram, de maneira que todos os atletas presentes a essa etapa da Copa Minas pudessem dar o seu melhor. Ao final da prova um surpreendente empate de 47/50 aqueceu a disputa.

Augusto Colatino atirando em prova de Percurso de Caça em Ponte Nova
A renovação no tiro ao voo se faz presente – além do já consagrado Caio Jabbur – pela bela performance do jovem Augusto Colatino que apresentou desenvoltura e bons acertos em sua primeira prova de Percurso de Caça. Foto: divulgação Pen Studio.
CategoriaColocaçãoAtletaAcertos
A1oCaio Jabbur47
2oFrederico Gomes Jabbur47
3oFrancesco Reale Serra39
B1oCaio Justino47
2oPedro Rocha43
3oLuiz Fernando C. Ribeiro34
C1oLuiz Eduardo Dias28
2oAugusto Colatino26
3oIara Santos20

Para o desempate o atleta Caio Justino não pode participar de maneira que a disputa (10 pratos duplos simultâneos) foi realizada em um emocionante embate entre pai e filho.

Momento em que pai e filho se preparam para o emocionante e alegre duelo de desempate.

Ao final da disputa, Caio Jabbur se sagrou como grande campeão da quarta etapa da Copa Minas de Compak, ao vencer seu pai, Fred Jabbur, com o escore perfeito de 10/10. Discípulo venceu o mestre. Como não poderia deixar de ser, as brincadeiras e gozações encerraram de maneira alegre e festiva mais uma etapa da Copa Minas patrocinada pela FMCT.

Quer saber mais sobre os campeonatos organizados pela CMCT? Acesse a página da Federação por meio do link: https://fmct.org.br/

Conheça um pouco mais sobre as disciplinas de Percurso de Caça e Compak acessando o artigo sobre “Disciplinas de Tiro ao Voo” em nosso Portal: https://revistapedana.com/disciplinas-de-tiro-ao-voo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.