Trap Nacional: uma grande final realizada em parceria

Rafaela Simão na final CBTE Trap Nacional em Passo Fundo

CBTE e FGCT realizam as finais de seus campeonatos de Trap Nacional em Passo Fundo – RS.

Luiz Eduardo Dias

No período de 8 a 11 de dezembro, nas dependências do CT12 Clube de Tiro Desportivo, Caça e Pesca, em Passo Fundo (RS), foram realizadas as finais dos Campeonatos de Trap Nacional da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e Federação Gaúcha de Caça e Tiro (FGCT).

A realização conjunta de finais de Campeonatos é uma iniciativa que agrega valor aos eventos desportivos. Isso ficou evidente em Passo Fundo pela ótima confraternização entre os atletas gaúchos e os de diferentes estados do país que estiveram presentes no evento realizado no Clube CT12.

CT12

Por meio de uma parceria, o CT12 pôde instalar várias pedanas nas dependências do Parque de Exposições de Passo Fundo. As pedanas, instaladas lado a lado, permitiram o bom desempenho das provas, além de facilitarem o acompanhamento por parte do público e atletas.

Trap Nacional em Passo Fundo
CT12: as pedanas, instaladas lado a lado, permitiram o bom desempenho das provas, além de facilitarem o acompanhamento por parte do público e atletas.

Localizado próximo às pedanas, um grande galpão foi utilizado como a sede da secretaria, área de confraternização e restaurante. Em função do calor que ocorreu nos dias da competição, o galpão bem ventilado propiciava maior conforto para atletas e público. Aliás, os toldos instalados temporariamente e as árvores existentes na área foram recantos muito concorridos para o descanso e confraternizações entre os competidores.

As provas de Trap Nacional

Nos três dias de competições, as pedanas apresentaram intenso movimento dado o número de atletas que participaram das provas de Trap Nacional (Top 100, Top 200 e Double). De maneira geral, os resultados foram de bom nível técnico, como comprovaram os atletas Douglas Araújo Roso (RS), Darlei Carlos Oberherr (MT) e Murilo Nicolli (MT) que brilharam ao obterem o score máximo de 100/100 no Top 100. Da mesma forma, destaque especial deve ser dado aos atletas Leandro Cardoso Martins (SC) e Carlos Augusto Costabbeber (RS) que conseguiram o também difícil escore de 99/100.

Traqp Nacional CBTE 2021 em PASSO FUNDO
Com a felicidade estampada no rosto, Murilo Nicolli mostra uma das planilhas em que obteve o excelente resultado de 100/100.

Nas provas de Top 200, os destaques foram para Matheus Rocha Bortolozzo (BA) com 198/200, Murilo Nicolli (MT) 197/100, Vinícius Neves Simão (RS) e Douglas Araújo Roso (RS) com 195/200. Considerando os 300 pratos do Top 100 e do Top 200, Murilo Nicolli conseguiu a excelente marca de 297/300, sendo que realizou 254 acertos consecutivos.

No Double, os destaques foram para Roberto Bortolozzo (BA) e Leandro Cardozo Martins (SC) com 92/100 e Robson Deschamps (SC) com 90/100.

Entre as damas, Luciana Vidmar Denti ao vencer as provas de Top 100 (95/100) e de Top 200 (183/200) foi o grande destaque. Ressaltam-se ainda, as conquistas de Aline Quenzer Couto em segundo lugar (93/100) e de Paula Scanaggatta Galletto em terceiro lugar (91/100) no Top 100.

Luciana e Ari Denti TrapNacional em Passo Fundo 2021
O casal Luciana – grande campeã feminina – e Ari Denti em um momento de descontração entre as provas.

No Top 200, o segundo e o terceiro lugares foram conquistados por Maria A. de Oliveira Massignani (180/200) e Roselene M. Lineratti de Marchi. (179/200), respectivamente.

Ranking Nacional

Com o término do Campeonato Brasileiro de Trap Nacional, os três primeiros atletas Top 100 em cada categoria que encabeçaram ranking brasileiro da CBTE em 2021, foram os seguintes:

Ranking Nacional Trap Nacional (TOP 100) da CBTE 2021

O ranking completo do Trap Nacional da CBTE Top 100 e das demais modalidades e categorias pode ser obtido no site da CBTE por meio do link: https://www.cbte.org.br/

Presenças de destaque

O evento contou com a presença de atletas de diferentes regiões brasileiras, que não mediram esforços para prestigiar a grande final do Campeonato Brasileiro de Trap Nacional – CBTE. Em decorrência da situação econômica do país e da pandemia que atravessamos, algumas presenças podem ser ressaltadas.

Destaque especial a vitoriosa e simpática família Bortolozzo de Luís Eduardo Magalhães – BA. Sem dúvida alguma, a família Bortolozzo é uma importante referência na comunidade de Trap Brasileira. Quer seja nas provas da Liga Nacional de Tiro ao Prato, da CBTE ou da Federação Baiana de Tiro Esportivo é evidente a seriedade e competência com que seus membros praticam o esporte. Fato que os tornam um belo exemplo de como o tiro ao voo possibilita momentos inesquecíveis para as famílias que se unem para a prática do esporte.

Família Bortolozzo em Passo Fundo CBTE
Roberto, Rudimar e Matheus Bortolozzo retornando de uma das provas da grande final da CBTE. Uma família que se destaca pela competência, simpatia e amor pelo tiro ao prato.

Também da Bahia, mas competindo pela equipe de Santa Catarina, a presença de Ari Sérgio Barbosa Pereira deve ser destacada não só pela longa viagem que realizou para participar da competição, como por seu invejável currículo de conquistas no Trap Americano, quer seja em provas no Brasil ou nos Estados Unidos, onde teve os excepcionais resultados de 400/400 e 499/500 e 898/900.

Ari B. Pereira é uma referência no tiro ao prato.
Ari Pereira: um baiano que exala simpatia e possui um notável currículo no tiro ao prato.

Igualmente da região nordeste, um destaque especial deve ser dado ao atleta Marcelo Lima Neves de Alagoas. Marcelo é uma referência como atleta, obtendo resultados muito bons no Trap Nacional e na Fossa Olímpica. Marcelo também é referência no corpo de árbitro da CBTE com importante atuação na arbitragem das provas de Tiro das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Marcelo Lima Neves nas finais da CBTE de Trap Nacional em Passo Fundo 2021
O alagoano Marcelo L. Neves abrilhantou o evento com sua presença e categoria, conquistando o primeiro lugar no Top 100 e Top 200 na categoria Master.

Entre as outras importantes presenças, é preciso ressaltar a visita de Jodson Gomes Edington Jr., presidente da CBTE, que se deslocou de Salvador para prestigiar a final da competição e se confraternizar com os atletas e dirigentes da FGCT.

Jodson
Jodson G. Edington Jr., presidente da CBTE, ao lado do vitorioso atleta Murilo Nicolli.

Mato Grosso como destaque especial

Com atletas de alto nível a equipe do estado de Mato Grosso conquistou o brilhante primeiro lugar nas modalidades de Top 100 e Top 200 nas finais do campeonato. A essa conquista junta-se diversos atletas que conquistaram brilhantes colocações no ranking nacional ao final do campeonato brasileiro. Parabéns ao atletas do Mato Grosso!

Enfim, o evento em Passo Fundo ocorreu de maneira harmoniosa com grande confraternização entre atletas e condições adequadas para a prática do Trap Nacional. A Revista Pedana Parabeniza a CBTE, CGCT pelo oferecimento da Etapa Final de seus campeonatos e o Clube CT12 pela organização do evento.

https://revistapedana.com/categoria/disciplinas-do-tiro-ao-prato/