FRIO E DESAFIOS NA 4ª ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE EXCELÊNCIA DE TIRO AO PRATO REALIZADA NO CTB, EM UBERABA.
junho 23, 2023
0
Entre os dias 15 e 18 de junho, o Clube de Tiro Tático Brasil (CTB) de Uberaba foi sede da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Excelência de
Entre os dias 15 e 18 de junho, o Clube de Tiro Tático Brasil (CTB) de Uberaba foi sede da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Excelência de Tiro ao Prato (FO e SK). Com mais de 80 participantes, o frio e a baixa visibilidade nas manhãs dificultaram o rendimento dos atletas. Por outro lado, a organização, a hospitalidade, da equipe coordenada pelo experiente Eduardo de Oliveira, e o congraçamento entre atletas de várias regiões do país, abrilhantaram o evento.
Por Luiz Eduardo Dias
O Clube Tático Brasil – CTB
As instalações de tiro ao voo do CTB é fruto de um esforço conjunto de alguns atletas que, por amor ao esporte, juntaram esforços e recursos para que a região do Triângulo Mineiro pudesse a ter um clube onde eventos de nível nacional e internacional pudessem ocorrer. Esse grupo, capitaneado por Eduardo Oliveira, conta com Sérgio de Oliveira Barbosa, Tiago Pim Zambianco, Tiago Lourenção e Diego Leonardelli. Essa equipe, juntamente com os colaboradores do CTB, trabalhou muito para que esta etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato pudesse ocorrer. Parabéns a todos!
Durante a solenidade de abertura da etapa, Eduardo Oliveira ressalta o importância do trabalho em grupo para o sucesso do evento.
O CTB foi sede, pela primeira vez, de uma etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato (FO e SK) organizado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE. O CTB inaugurou suas pedanas de FO e SK no ano passado e, este no, já havia organizado e sediado o Grand Prix Tiago Pim Zambianco de FO e SK. Veja as matérias sobre o CTB e o Grand Prix no Portal da Revista Pedana.
A novidade desta etapa foi a inauguração das instalações de apoio – sala de armas, secretaria, banheiros e área social com churrasqueira – entre as duas pedanas de FO. Uma obra simples, agradável e eficaz que certamente trouxe mais conforto e praticidade aos atletas.
Vista das novas instalações do CTB. Mais conforto e praticidade para os atletas.
Sala de armas, escritório, banheiros e área de lazer compõem a obra inaugurada. Sua localização entre as pedanas traz comodidade e facilidade para os atletas e visitantes acompanharem as provas.
As provas de Fossa Olímpica no CTB
Durante os dias de competição no CTB houve momentos com neblina, céu parcialmente nublado, totalmente nublado, nuvens de diferentes densidades e céu azul. Certamente esta variabilidade de cenários trouxe dificuldades para os atletas. Fato, que resultou em uma etapa de escores abaixo daqueles normalmente obtidos pelos atletas. Em todas as séries da etapa, houve apenas um 25/25 conquistado pelo atleta Ocimar de Camargo Villela na quinta série de 25 pratos realizada no domingo pela manhã, quando, finalmente o clima melhorou e um céu azul sem nuvens se fez presente.
Nas manhãs de sexta-feira e de sábado, a neblina e o céu nublado dificultou a visualização dos pratos.
No dia 15 de junho ocorreram os treinos oficiais com boa participação dos atletas, que puderam se familiarizar com as pedanas do CTB. Um diferencial das pedanas é que as rampas e as casas de máquinas são pintadas de azul, não muito comum em pedanas brasileiras, porém, não tão raras em outros países.
Outro fato que chama a atenção dos atletas, é que para que fossem construídas, foi necessário realizar cortes e aterros no terço superior da paisagem local. Este procedimento determinou que, perlo menos por enquanto, exista pouca vegetação no horizonte de visada dos pratos. Ou seja, o céu é o backgound de visada, fazendo com que a visão dos pratos lançados seja fortemente influenciada pela sua cor e luminosidade.
No sábado pela manhã o frio, o tempo chuvoso e a pouca visibilidade foram dificultaram o rendimento dos atletas.
Após a fase classificatória, os destaques no masculino foram Emilson Menarim (111/125) e José Henrique C. Lustoza (110/125). Entre as damas, Camilla A. Cosmoski terminou em primeiro lugar com 102/125.
Apesar da pouca presença de atletas juniores (4), no masculino a disputa entre os jovens atletas João Pedro de Andrade, Igor de Dea Mera e Euller G. Mendes da Silva foi intensa, sendo que o primeiro conquistou o lugar mais alto no pódio. Na categoria Júnior Feminina, Ellen reinou sozinha, conquistando o primeiro lugar.
Da mesma forma, Gustavo Mendes Passos foi o único paratleta presente e infelizmente, uma contusão o impediu de participar das duas últimas séries da etapa. Desejamos que se recupere o mais breve possível e possa dar continuidade a seus treinamentos e participar da seletiva dos Jogos Panamericanos.
Veja, a seguir os principais resultados de FO nesta 4ª etapa.
Categ.
Classe
Class.
Atleta
Pontuação
Fem.
Júnior
1
Ellen G. Mendes da Silva
86/125
Dama
1
Camilla Alexandra Cosmoski
102/125
2
Daiana dos Santos Camaz
90/125
3
Aline Kanyo de Queiroz
61/125
Masc.
Paratleta
1
Gustavo Mendes Passos
40/125*
Júnior
1
João Pedro de Andrade
99/125
2
Igor de Dea Mera
94/125
3
Euller G. Mendes da Silva
90/125
Sênior A
1
Emilson Menarim
111/125
2
José Henrique C. Lustoza
110/125
3
Sérgio de Oliveira Barbosa
107/125
Sênior B
1
Luiz Fernando M. da Graça
100/125
2
Assad Malek El Merhebi
99/125
3
Emerson Cavalcanti H. da Silva
99/125
Sênior C
1
Fernando Jabali Biagi
90/125
2
Lauro Antônio S. de Holanda
88/125
3
Gilberto S. R. M. Guimarães
87/125
Master
1
Jamel Jamil Chukr
93/125
2
Marco Antônio M. Reis
90/125
3
Nelmont de B. Braga Jr.
86/125
Veterano
1
Guido Lessa Wanderley
91/125
2
Eduardo G. Alves de Oliveira
87/125
3
Paulo Reichardt Neto
85/125
* Não completou a prova em decorrência de uma contusão.
As provas de Skeet no CTB
Com a participação de nove atletas, as provas de skeet no CTB ocorreram de maneira harmoniosa e sem problemas técnicos. Algumas ausências foram sentidas com a do segundo colocado no ranking qualidade Robert Vieira e da primeira colocada no ranking qualidade Georgia Furquim Bastos. Por outro lado, a etapa contou com a presença de outros atletas de alta performance, como o primeiro colocado no ranking nacional Renato Portela.
Ao término da fase classificatória, o destaque foi Rodrigo Maringoni Simões que conseguiu o ótimo resultado de 116/125 (Índice América). Parabéns ao atleta!
Nesta quarta etapa, não houve a participação de atletas femininas.
Os principais resultados após a fase classificatória são apresentados a seguir.
Categoria
Classe
Class.
Atleta
Pontuação
Masculino
Sênior A
1
Rodrigo Maringoni Simões
116/125*
2
Renato Araújo Portela
113/125
3
Conrado Macedo de Sousa
110/125
Sênior C
1
Rafael Moreira Oliveira
97/125
2
Tassio Garcia da Silveira
92/125
Veterano
1
Aluízio França Leite
74/125
* Índice América.
Para obter o resultado completo da 4ª etapa, acesse o site da CBTE.
O Grand Prix Clube de Caça e Tiro de Guarapuava
Considerado entre os melhores clubes do Brasil para a prática de tiro ao voo, o Clube de Caça e Tiro de Guarapuava, no Paraná, foi o grande homenageado da quarta etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato. Berço de atletas campeões, o clube de Guarapuava também se destaca pelo excelente trabalho que realiza na formação de jovens atletas e incentivo ao esporte, além, é claro, da sua famosa hospitalidade e capacidade de organização de provas por parte de seu atual presidente César Antônio Bottin e toda sua equipe de atletas e colaboradores. Homenagem muito merecida!
César Bottin recebe, das mãos de Eduardo Oliveira, aplaca alusiva à homenagem ao Clube de Caça e Tiro de Guarapuava.
De acordo com novas determinações, as grandes finais (Grand Prix) foram realizadas conforme as regras antigas, onde os seis atletas com melhores resultados disputam as seis primeiras colocações em uma disputa única. Ou seja, sem a realização de semi-finais. Nesta disputa, após uma série de 25 pratos, os dois atletas com menores resultados ficam com o quinto e sexto lugares e abandonam a disputa. Uma série adicional de cinco pratos é realizada e o atleta de menor escore fica com a quarta colocação. Uma nova série de cinco pratos define o terceiro lugar e, finalmente, uma série de dez pratos define o campeão e vice-campeão do Grand Prix. Em caso de empate, como aconteceu na categoria veteranos, a disputa segue na forma de shoot-off.
Finais de Fossa Olímpica – Grand Prix Clube de Caça e Tiro de Guarapuava.
As finais de FO foram realizadas em quatro categorias: Damas, Overall, Júnior e Veteranos.
Na categoria Damas, tivemos uma disputa muito interessante que pode ter trazido uma certa surpresa para quem não tem acompanhado o desenvolvimento esportivo da jovem campeã Ellen G. Mendes da Silva. Se para uns existiu surpresa, para todos que vibram com o esporte, ficou a certeza de mais um jovem talento que vai se formando e possui enorme potencial. Na disputa final, Ellen venceu a primeira colocada no ranking nacional Camila Cosmoski e o terceiro lugar foi conquistado por Daiana Camaz. Parabéns, Ellen!
A jovem campeã Ellen de Mendes no pódio ao lado de Camila Cosmoski e Daiana Camaz.
Entre os juniores o troféu de campeão foi conquistado por João Pedro de Andrade. Igor de Dea Mera e Euller Gomes da Silva conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O campeão João Pedro de Andrade, o vice-campeão Igor de Dea Mera e o terceiro colocado Euller Gomes da Silva durante a solenidade de premiação realizada por Cézar Bottin e Eduardo Oliveira.
No overall, após a disputa entre os seis atletas com melhor resultado na fase classificatória, Eneias Mendes da Silva, que havia conquistado o sexto lugar na Sênior A, sagrou-se campeão. A segunda colocação foi conquistada por Emilson Menarim e o troféu de terceiro coube a José Afonso L. P. D. Fortunato.
O campeão Eneias Mendes da Silva ao lado de Emilson Menarim e José Afonso Fortunato no pódio de premiação do Grand Prix Clube de Caça e Tiro de Guarapuava em Uberaba.
Após uma intensa disputa, que somente foi decidida no quinto prato do shoot-off, o atleta de Alagoas Guido Lessa Wanderley conquistou o troféu de campeão na categoria Veteranos. O segundo lugar foi conquistado por este autor e o terceiro lugar coube a Eduardo de Oliveira.
Guido Lessa Wanderley conquistou o troféu de campeão na categoria Veteranos. O segundo lugar foi conquistado por Luiz Eduardo Dias e o terceiro lugar por Eduardo de Oliveira.
Final de Skeet – Grand Prix Clube de Caça e Tiro de Guarapuava.
A grande final de Skeet terminou com Rodrigo M. Simões sagrando-se campeão do Grand Prix Clube de Caça e Tiro de Guarapuava, após vencer Renato A. Portela na série final. O terceiro lugar foi conquistado por Bruno de Lima Ferreira.
Rodrigo Simões foi o campeão de Skeet do Grand Prix Clube de Caça e Tiro de Guarapuava realizado no CTB em Uberaba.
Renato Portela conquistou o segundo lugar no Grand Prix.
Bruno Ferreiro conquistou o terceiro lugar na grande final do Skeet.
Destaque da Etapa
Foi uma alegria para os amantes do tiro ao voo ver o sucesso da família família Mendes nesta quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Excelência de tiro ao Prato realizada no CTB. Nestes tempos difíceis que o esporte vive, ver a alegria e satisfação do pai e seus filhos pelos ótimos resultados alcançados, nos enche de esperança e satisfação.
O resultado ressalta o importante papel da família no crescimento do tiro esportivo. Cada vez mais a participação dos jovens no esporte deve ser incentivada. Parabéns, Eneias, Ellen e Euller! Vocês brilharam!
Eneias, ao lado de seus filhos Ellen e Euler, felizes pelos ótimos resultados alcançados. Parabéns, família Mendes!
A Revista Pedana parabeniza e agradece a toda equipe do Clube Tático Brasil pela hospitalidade e apoio para a realização desta reportagem.