Entrevistas Novidades

Ellen Mendes: uma jovem paranaense que se destaca no competitivo mundo da Fossa Olímpica.

  • setembro 19, 2025
  • 0

Nascida e residente em Ponta Grossa, no Paraná, a jovem (15 anos) Ellen Mendes tem aparecido constantemente nos pódios de campeonatos nacionais e internacionais de Fossa Olímpica, como

Ellen Mendes: uma jovem paranaense que se destaca no competitivo mundo da Fossa Olímpica.

Nascida e residente em Ponta Grossa, no Paraná, a jovem (15 anos) Ellen Mendes tem aparecido constantemente nos pódios de campeonatos nacionais e internacionais de Fossa Olímpica, como em 2024 quando foi campeã no Campeonato Sul-Americano de Juniores, no Peru e o terceiro lugar no Pan Americano de Juniores neste ano. Desde muito cedo tem vivido as emoções do tiro esportivo, sempre acompanhando seu pai, Eneias Mendes da Silva, e ao lado de seu irmão Euller Gustavo Mendes da Silva. Eneias é um atleta de alta rendimento e está se preparando para representar o Brasil pela equipe da CBTE que vai disputar o Campeonato Mundial da ISSF na Grécia no mês de outubro.

Certamente a vocação e a paixão pela Fossa Olímpica é uma questão familiar, sendo muito bem representada por Ellen e Euller, que fazem do clube de tiro de Ponta Grossa uma extensão de sua casa. Conforme Ellen nos relata nesta entrevista: é no Clube de Caça e Tiro de Ponta Grossa onde tive a oportunidade de desenvolver meu trabalho no esporte e conhecer pessoas que torcem por mim e pelas minhas conquistas.

Ellen Mendes com seu pai e irmão
Eneias e seus filhos em uma das primeiras provas que Ellen participou ao lado de seu irmão Euller Gustavo Mendes da Silva. Foto: Luiz Eduardo Dias

Por traz de uma certa timidez, Ellen mostra nesta entrevista ser uma pessoa determinada em relação aos seus objetivos pessoais e no esporte. As suas conquistas neste ano de 2025 comprovam sua evolução e determinação. Certamente Ellen continuará a nos dar muitas alegrias.

Saiba mais sobre essa simpática jovem que está trazendo as luzes de renovação à Fossa Olímpica.

Como foi seu primeiro contato com a Fossa Olímpica?

Meu primeiro contato com a Fossa Olímpica foi por meio do meu pai. Sempre o acompanhava nas competições e, quando tinha 9 anos, cheguei a dar meu primeiro tiro em um prato reto, na própria fossa. Só em 2021 decidi realmente começar a treinar e competir. Meu pai e minha mãe me apoiaram desde o início, e participei da minha primeira competição entre os dias 07 e 10 de outubro de 2021, em São Paulo.

Ellen Mendes pequena na Fossa Olímpica
Primeiros tiros aos nove anos ao lado de seu pai. Foto: acervo Eneias Mendes.
Primeira prova de Fossa Olímpica de Ellen Mendes
Primeira participação de Ellen em uma prova de FO foi em outubro de 2021. Foto: acervo Eneias Mendes.

Por que a escolha da Fossa Olímpica?

Escolhi a Fossa Olímpica porque é a modalidade que meu pai pratica, e desde cedo tive contato com ela nas competições. Também gosto muito do desafio que ela traz. Além disso, ela abre portas para grandes oportunidades no esporte, o que me motiva ainda mais.

É difícil conciliar os estudos com a prática de tiro esportivo?

Conciliar os estudos com a prática do tiro esportivo não é fácil, porque ambos exigem muito tempo e dedicação. Mas me organizo da melhor forma possível, dividindo meu tempo entre treinos, competições e tarefas escolares. Às vezes é puxado, mas o esporte me ensinou disciplina e foco, que me ajudam a lidar melhor com os estudos.

Você já decidiu o curso superior que pretende fazer?

Pretendo cursar Medicina, que sei ser um dos cursos mais concorridos e puxados, tanto pela quantidade de conteúdo quanto pelo esforço que exige. Apesar da rotina intensa, quero conseguir conciliar os estudos com os treinos e continuar evoluindo no esporte, sem deixar de buscar bons resultados academicamente.

Conte como foi sua experiência nas últimas provas internacionais que você participou?

A Copa do Mundo Júnior da ISSF de Fossa Olímpica foi realizada em Lima, no Peru, logo após o Sul-Americano, no qual também participei. Foi uma experiência única, porque foi minha primeira competição fora do Brasil. Pude observar de perto atletas de vários países, aprendendo como se preparavam, se concentravam e se comportavam dentro e fora da pedana, o que me trouxe muito aprendizado.

Mais tarde, ainda neste ano, participei do Pan-Americano que foi onde conquistei a vaga no Campeonato das Américas, realizado em Barbados. O evento foi muito bem-organizado e me marcou bastante, principalmente porque conquistei duas medalhas de bronze: uma no individual e outra na mista, competindo ao lado de Hussein Darwich.

Ellen conquistou a brilhante terceira colocação nos II Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025. Foto: acervo Ellen Mendes.
Ellen no II Jogos PanAmericanos de juniores de FO
Ellen mostra as suas duas medalhas conquistadas nos II Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025. Foto: acervo Ellen Mendes.

Com relação à Fossa Olímpica quais são seus planos para este resto do ano e o próximo ano?

Para o restante deste ano, meu objetivo é treinar bastante e me preparar para as últimas competições brasileiras, buscando evoluir a cada prova e conquistar bons resultados. Também quero aproveitar essas experiências para aprender mais sobre concentração e técnica. No próximo ano, além das provas nacionais, meu foco principal será a ISSF Junior World Cup de Fossa Olímpica, que será realizada em Suhl, na Alemanha, entre os dias 15 e 26 de junho. Pretendo intensificar os treinos, melhorar minha performance e chegar às competições pronta para dar o meu melhor.

Ellen ao lado de Georgia Furquim na Fossa Olímpica
Ellen ao lado de Geórgia Furquim, durante a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato FO/SK em setembro de 2025. Foto: Luiz Eduardo Dias.