Atletas do CCTA de Foz do Iguaçu brilham em competições no Brasil e no Paraguai.
- setembro 23, 2025
- 0
Por José Antônio da Silveira Junior. O final de semana de 13 e 14 de setembro de 2025 foi de pura emoção e conquistas para os atletas de
Por José Antônio da Silveira Junior. O final de semana de 13 e 14 de setembro de 2025 foi de pura emoção e conquistas para os atletas de
Por José Antônio da Silveira Junior.
O final de semana de 13 e 14 de setembro de 2025 foi de pura emoção e conquistas para os atletas de tiro ao prato do Clube de Caça e Tiro Aliança – CCTA, de Foz do Iguaçu. Patrocinada pela Itaipu Binacional, a equipe mostrou garra e competência ao dividir forças em duas frentes: parte dos atletas viajou a Assunção, no Paraguai, para a 5ª etapa do Campeonato Nacional de Trap Americano; enquanto o restante da equipe encarou a 6ª etapa do Campeonato Paranaense, em Francisco Beltrão.
Na capital paraguaia, os atletas do CCTA fizeram história. José Antônio da Silveira Junior, Matheus Bueno e Davi Disarz subiram ao pódio, trazendo troféus para o Brasil. Silveira e Matheus garantiram a prata em suas categorias, enquanto o jovem Davi Disarz brilhou ao conquistar o ouro na categoria júnior. A disputa não foi fácil: foram 100 pratos lançados a mais de 60 km/h, exigindo reflexo, precisão e concentração.
Silveira acertou 84/100 e Matheus 78/100. Destaque para a primeira série de Silveira, com impressionantes 23 acertos em 25 tentativas, mostrando o alto nível técnico da equipe.
O campeonato foi sediado no Clube Farres, sob presidente de Osvaldo Farres, filho do grande campeão paraguaio e atleta olímpico Olegário Farres, assim um espetáculo digno de olimpíadas.
Além da dificuldade técnica da modalidade, os atletas do CCTA que competiram no Paraguai ressaltaram o desafio extra de cruzar a fronteira com armas e munições. O processo envolve quatro órgãos de fiscalização, exigindo autorizações, burocracia e inspeções minuciosas. Ainda assim, com disciplina e resiliência, os obstáculos foram superados. Os atiradores fizeram questão de agradecer o apoio do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, especialmente do sargento Matheus Silva, que ainda de madrugada já estava na Ponte Internacional da Amizade garantindo a liberação dos equipamentos.
O time do CCTA também destacou a importância da Itaipu Binacional, que, por meio do projeto Campeões Nacionais, investe no esporte e ajuda a formar atletas que hoje representam o Brasil em competições internacionais.
Em território paranaense, os representantes da equipe Itaipu do CCTA também não ficaram para trás. No Clube Magnum, em Francisco Beltrão, Silvane Bortolini conquistou o 4º lugar no feminino, James Bortolini ficou em 13º na sênior B, e o grande destaque foi Valdir Cézar Maiolli, que alcançou um aproveitamento espetacular de 95% – acertando 95 pratos em 100 – e garantiu a 12ª colocação na categoria principal.
Quem quiser conhecer mais de perto o mundo do tiro esportivo pode acompanhar o Clube de Caça e Tiro Aliança nas redes sociais: @ccta_foz (Instagram e Facebook).
Matéria produzida a partir de press release enviado pelo autor à Revista Pedana.