Nível técnico elevado e o retorno de uma campeã às competições marcaram a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico, realizada no CMC.
maio 7, 2025
0
Entre os dias 24 e 27 de abril de 2025 o Clube Mineiro de Caçadores recebeu atletas de diferentes regiões do Brasil para a 3ª etapa do Campeonato
Entre os dias 24 e 27 de abril de 2025 o Clube Mineiro de Caçadores recebeu atletas de diferentes regiões do Brasil para a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico – CBTE. Apesar do número de inscritos ter sido abaixo do esperado (57) a etapa foi marcada pelo elevado nível técnico das provas e o retorno de uma campeã às competições. Veja como foi a etapa.
Por Luiz Eduardo Dias
O CMC
O Clube Mineiro de Caçadores é um daqueles palcos mais tradicionais e agradáveis das modalidades de tiro esportivo. Atirar no CMC é sempre um privilégio, não só pelas ótimas instalações, mas também pelos belos cenários e a hospitalidade mineira. Esta 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico da CBTE foi organizada pela eficiente equipe do CMC, que contou com a coordenação de Leonardo Martins Ribeiro (Coordenador de Fossa Olímpica e Automática) e apoio de seu presidente, Bruno Hebach Lábbate.
O CMC disponibilizou três pedanas para a FO (duas para a realização das provas e uma para treinos) e outra para o Skeet.
A pedana 2 foi utilizada para treinos livres.Visão lateral da pedana 3 do CMC. Destaque para o coordenador de FO do CMC Leonardo Martins Ribeiro atuando como juiz lateral em uma das séries de FO.As pedanas do CMC são agradáveis e muito perto da infraestrutura de apoio aos atletas. Visão parcial da pedana 4.
Na infraestrutura de apoio aos atletas, familiares e o público presentes é outro destaque do CMC. Suas instalações são confortáveis e geram um ambiente agradável e aconchegante, assim como seu restaurante com serviços de lanche e almoço, sempre muitos bons.
As campeãs Geórgia Furquim e Camila Cosmoski aproveitam o intervalo entre a séries para colocarem o papo em dia.
Como foi a 3ª etapa Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpicono CMC
Nesta etapa, a quinta-feira (24/04) foi dedicada aos treinos livres e a sexta-feira aos treinos oficiais. As disputas nas duas disciplinas do tiro ao prato olímpico ocorreram no sábado com três séries de 25 pratos e no domingo, com duas séries e as finais.
Com a presença de 46 atletas de diferentes estados do Brasil a modalidade de FO apresentou um bom nível técnico, com disputas acirradas entre os atiradores e atiradoras.
Após as três séries do primeiro dia de provas, os destaques entre as damas foram Ellen G. Mendes da Silvas (63/75), da categoria júnior feminino e Geórgia Furquim Bastos (63/75). Na categoria júnior masculino o jovem atleta do CMC Manuel Moreira Lopez foi o grande destaque, com 72/75.
Na categoria sênior os destaques do primeiro dia foram: Dante P. Duarte Lanna com 74/75 e Jaison Sandro Santin com 73/75.
Na modalidade Skeet a etapa contou com a presença de 10 atletas. A disputa foi muito acirrada entre Roberth L. de Oliveira Vieira (1º do ranking nacional) e Renato Araújo Portela (2º do ranking nacional), que terminaram as três séries do primeiro dia empatados com 68/75.
Os treinos oficiais e as provas de Skeet ocorreram na pedana 1 do CMC.
No domingo, último dia de provas, o dia amanheceu com céu parcialmente nublado, mas sem vento e com uma temperatura muito agradável e boa luminosidade, condições muito favoráveis para a prática do tiro ao prato. Fato que permitiu a cinco atletas obterem resultados superiores ao índice mundo da FO (118/125): Jaison S. Santin (120/125), Manuel Moreira Lopez (119/125), Luiz Fernando M. da Graça (119/125), Eneias Mendes da Silva (119/125) e Dante P. Duarte Lanna (119/125).
No Skeet, o segundo dia foi igualmente marcado por uma apertada disputa entre Roberth L. de Oliveira Vieira em primeiro (113/125), Renato Araújo Portela (113/125) e Breno M. A. Ferreira (110/125) em segundo e terceiro, respectivamente na categoria sênior A.
A seguir os principais resultados das diferentes categorias da FO
Categoria
Coloc.
Atleta
Feder.
Pontuação
Junior Fem.
1
Ellen G. Mendes da Silvas
PR
107/125
Junior Masc.
1
Manuel M. Lopez
MG
119/125
Paratleta
1
André Luiz D. Colin
RJ
99/125
2
Gustavo M. Passos
SP
94/125
3
Ricardo J. Ferreira
DF
93/125
Na categoria paratleta, André Colin (a direita) foi o campeãqo e Gustavo Passos conquistou segundo lugar.
Categoria
Coloc.
Atleta
Feder.
Pontuação
Dama
1
Georgia Furquim Bastos
RS
107/125
2
Camila A. Cosmoski
MG
106/125
3
Ludmila D. C. Vaz de Melo
MG
103/125
4
Priscila M. Campos
MG
102/125
5
Daiana dos S. Camaz
AL
92/125
O pódio da categoria Dama foi composto por Geórgia Bastos (campeã), Camila Cosmoski e Ludmila Vaz de Melo.
Grand Prix Internacional Clube Mineiro de Caçadores
Como ocorre em todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico, os seis atletas que conquistam os maiores escores na fase classificatória disputam as finais na forma de Grand Prix. Nesta terceira etapa, no CMC, as finais ocorreram para as maiores pontuações overall (independente das categorias), para as categorias Dama e Master + Veteranos.
No overall os atletas que participaram da final foram: Jaison S. Santin, Manuel M. Lopez, Luiz Fernando M. da Graça, Eneias Mendes da Silva, Dante P. Duarte Lanna e Emilson Menarim. Ao final da disputa, Jaison Santin sagrou-se campeão, Eneias da Silva conquistou o segundo lugar e Luiz Fernando Graça o terceiro lugar.
Jaison Santin foi o grande campeão do Grand Prix Internacional Clube Mineiro de Caçadores. Eneias da Silva conquistou o segundo lugar e Luiz Fernando Graça o terceiro lugar.
Na categoria Dama as finalistas foram: Georgia Furquim Bastos, Ellen G. Mendes da Silvas, Camila A. Cosmoski, Ludmila D. C. Vaz de Melo, Priscila M. Campos e Daiana dos S. Camaz. Após a série de 50 pratos, a jovem Ellen sagrou-se a grande campeã do Grand Prix, seguida por Ludmila e Priscila que conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.
Ellen sagrou-se a grande campeã do Grand Prix, seguida por Ludmila e Priscila que conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.
A final conjunta das categorias Master e Veteranos, contou com a presença dos seguintes atletas: André V. B. Rodrigues, Eduardo Oliveira, Walter J. Cotellessa, Luiz Eduardo Dias, Marcelo Lima Neves e Belizario A. de Lacerda. Eduardo Oliveira foi o grande Campeão, seguido por André Rodrigues como vice-campeão e Walter J. Cotellessa em terceiro lugar.
Pódio da final conjunta das categorias Master e Veteranos. Eduardo Oliveira foi o grande Campeão, seguido por André Rodrigues como vice-campeão e Walter J. Cotellessa em terceiro lugar.
A fossa olímpica estava em festa naquele fim de semana. Uma atleta campeã e muito querida por seus pares fez um belo retorno às competições. Ludmila Diniz Costa Vaz de Melo, de Belo Horizonte, que após um período de nove anos fora do tiro ao prato regressou com chave de ouro às etapas do campeonato brasileiro conquistando o terceiro lugar entre as damas.
Ludmila retornando às competições no CMC, para a alegria da comunidade da Fossa Olímpica.
Ludmila começou cedo no tiro esportivo acompanhando seu pai nas provas de Tiro ao Voo e na FO. Conforme ela diz: assim que quebrei o primeiro prato na FO fui mordida pelo bichinho. Sua carreira esportiva decolou rapidamente com grandes conquistas como o vice-campeonato mundial de tiro ao voo, campeonatos brasileiros e o recorde nacional de FO quando as provas eram realizadas em três séries de 25 pratos (72/75).
No auge de sua carreira, quando estava se preparando para as Olimpíadas de 2016, Ludmila tomou a difícil decisão de abandonar o tiro esportivo em razão de uma desejada gravidez.
Com o passar dos anos, e o crescimento de sua filha, a vontade de retornar às competições foi aumentando a ponto de sentir que “algo importante estava faltando na minha vida”.
Com as decisão tomada, Ludmila retornou aos treinos em janeiro deste ano, trazendo muita alegria a sua vida pessoal. No início, certa dúvida e insegurança em razão do longo tempo fora das pedanas. Entretanto, rapidamente percebeu que seu talento nato se fez presente. O tiro esportivo brasileiro certamente agradece seu retorno. Seja bem-vinda Ludmila! Desejamos sucesso.