3ª Etapa do Campeonato Internacional de Percurso de Voo Itaipu – 2025
- agosto 28, 2025
- 0
Por José Antônio da Silveira Jr* No dia16 de agosto de 2025 o Clube de Caça e Tiro Aliança, em Foz do Iguaçu, foi sede da 3ªetapa do
Por José Antônio da Silveira Jr* No dia16 de agosto de 2025 o Clube de Caça e Tiro Aliança, em Foz do Iguaçu, foi sede da 3ªetapa do
Por José Antônio da Silveira Jr*
No dia16 de agosto de 2025 o Clube de Caça e Tiro Aliança, em Foz do Iguaçu, foi sede da 3ªetapa do Campeonato Internacional de Percurso de Voo – 2025. O campeonato possui o patrocínio da Itaipu Binacional e contou com mais de 30 atletas do Brasil, Argentina e Paraguai.
O tiro ao prato como um todo é uma modalidade empolgante e apaixonantes que cresce no mundo todo, sendo uma de suas modalidades, o percurso, onde os pratos saem em velocidades diferentes, sentidos diferentes de voo e com ângulos diferentes, assim os atletas devem estar aptos para qualquer tiro, não existindo “macetes”.
O campeonato de 2025 compreende quatro etapas – a próxima será realizada no dia 18 de outubro – e seu sucesso pode ser medido não só por seu elevado nível técnico, mas também pelo público presente em cada etapa. Outro ponto de destaque é que a Itaipu Binacional já confirmou a renovação do patrocínio para o ano de 2026, quando o campeonato será realizado em seis etapas, sendo que duas delas serão realizadas no Clube Guarani de Caça e Tiro, em Hernadárias no Paraguai.
A 3ª etapa teve 21 pratos no total, sendo sete simples e 14 duplos ao tiro, tendo pratos de lançamento ao céu (prato vela), pratos frontais, traseiros, totalmente perpendiculares a direita e semiperpendiculares a esquerda.
O grande destaque do Campeonato foi o atleta Matheus Bueno Siqueira, que chegou mostrando para o que veio, foi o único a fazer 100% de acertos, quebrando os 21 pratos. Empataram com 20 pratos, os atletas Valdir Cézar Maiolli e Michael Scherer, sendo que pelo critério de desempate (segundo melhor escore dos atletas empatados) Valdir Maiolli ficou com a segunda colocação.
A etapa contou com a presença de duas atletas na categoria Damas: Rosane Wandscheer Bortolini (1ª colocada) e Silvane B. Rodrigues Bortolini (2ª colocada), mostrando, assim como ocorre em campeonatos da modalidade em outros estados, que o tiro esportivo é um esporte familiar.
O campeonato está muito prestigiado tanto pela adesão dos atletas dos três países quando pelo público presente, que veio em peso para assistir ao evento e para almoçar uma deliciosa feijoada. Prova deste prestígio e o fato de que o evento teve a cobertura da televisão aberta Rede Massa (SBT).
*José Antônio da Silveira Jr é presidente do Clube de Caça e Tiro Aliança.