CPRT RECEBE ATLETAS DE FO E SK PARA A TERCEIRA ETAPA DO CAMPEONATO DE EXCELÊNCIA DE TIRO AO PRATO E DO BRASILEIRO DE INTERCLUBES
maio 14, 2023
0
O Clube Paranaense de Tiro – (CPRT), em Piraquara, sediou, entre os dias 3 e 7 de maio de 2023, a terceira etapa do Campeonato de Excelência de
O Clube Paranaense de Tiro – (CPRT), em Piraquara, sediou, entre os dias 3 e 7 de maio de 2023, a terceira etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato de 2023, além do Grand Prix Abrão Baladi Neto. Nesta mesma oportunidade, foi realizada a primeira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Prato Olímpico (CBI).
Por Luiz Eduardo Dias
O Clube Paranaense de Tiro – CPRT
Com longa trajetória de sucesso em sediar importantes campeonatos de tiro ao voo, o CPRT é considerado entre os clubes de melhor infraestrutura para esta prática esportiva no Brasil. A terceira etapa do Campeonato de Excelência foi impecável quanto à sua organização e hospitalidade para com os atletas e convidados.
As três pedanas de fossa olímpica e uma de skeet deram uma excelente dinâmica para o grande número de atiradores que participaram da etapa. Parabéns a toda a equipe do CPRT!
Vista parcial das pedanas e da sede do CPRT em Piraquara – PR.
A terceira etapa de FO no CPRT
A terceira etapa de FO contou com a participação de 81 atletas e teve início com a realização dos treinos oficiais na sexta-feira.
Com a realização de três séries de 25 pratos no sábado e duas séries de 25 e as finais (Grand Prix Abrão Baladi Neto) no domingo, a etapa transcorreu de maneira tranquila e harmoniosa, com excelentes resultados por parte dos atletas.
Após o primeiro dia de competições, o grande destaque na categoria masculina foi para o atleta Marcos Sérgio Benitez Gonsalez, que brilhantemente fechou as três primeiras séries fazendo 75/75. Um excepcional resultado! Outros excelentes resultados foram obtidos pelos atletas Hussein Kluber Daruich e Dante Pazzanese D. Lana que obtiveram 72 acertos entre os 75 possíveis.
Um padrão que vem sendo repetido pela CBTE é a formação de esquadras de mesma categoria, como as juniores e damas, facilitando o acompanhamento por parte do público e aumentando o sentimento de grupo por parte dos atletas.
Esquadra formada por atletas juniores.
Os pais de atletas juniores puderam acompanhar de perto a perfomance de seus filhos.
Com dedicação e amor pelo esporte, a cada prova a jovem atleta Ellen G. Mendes da Silva vem melhorando sua perfomance e se tornando uma grande promessa para o futuro da FO feminina.
Ao término das cinco séries Hussein K. Daruich conquistou o primeiro lugar na classe júnior masculina com o excelente resultado de 122/125 (índice mundo) e, com o mesmo resultado e em primeiro lugar na classe sênior A, Marcos Sérgio B. Gonsalez. Parabéns aos atletas pela brilhante resultado.
No feminino, o destaque foi a atleta Daiana dos Santos Camaz com 103/125. Daiana, Camilla Cosmoski e Thaíse Christoni compõem, respectivamente, os três primeiros lugares do ranking qualidade de fossa olímpica da CBTE e disputam as vagas para a seleção brasileira que vai disputar os Jogos Pan-Americanos de 2023 em outubro em Santiago – Chile.
Daiana Camaz foi destaque na fossa olímpica no CPRT.
Veja, a seguir, os principais resultados da FO da fase classificatória nas diferentes categorias e classes.
Categoria
Classe
Class.
Atleta
Pontuação
Feminina
Júnior
1
Ellen G. Mendes da Silva
92/125*
Dama
1
Daiana dos Santos Camaz
103/125*
2
Camilla Alexandra Cosmoski
99/125*
3
Thaíse S. de Oliveira Christoni
98/125*
Masculino
Paratleta
1
Gustavo Mendes Passos
96/125
Júnior
1
Hussein Kluber Daruich
122/125***
2
Haddy Darwich Gomes
116/125**
3
Julio Patrik Bortolon
109/125
Sênior A
1
Marcos S. Benitez Gonsalez
122/125***
2
Fabiano Nuñez Simões
116/125**
3
Dante P. Duarte Lanna
116/125**
Sênior B
1
Lucas Ruaro Bellenzier
118/125***
2
Werner Brandtner
108/125
3
Paulo Denilson Basso
107/125
Sênior C
1
Leandro Bortolon
102/125
2
Fabio André Massochini
93/125
3
Rafael Pereira Pires
93/125
Master
1
Izem Abdulla I. Iieas
106/125
2
Marco Antônio M. Reis
101/125
3
Marcelo Lima Neves
99/125
Veterano
1
Eduardo G. Alves de Oliveira
104/125
2
Manuel Carlos Salemme
101/125
3
Luiz Eduardo Dias
96/125
*MQS; **Índice América e *** Índice Mundo
Os resultados completos podem ser obtidos diretamente na página do site da CBTE.
A terceira etapa de SK no CPRT
Com a participação de 14 atletas, as provas de skeet ocorreram em apenas uma pedana do CPRT em perfeita harmonia entre os atletas. Após o primeiro dia de competições os destaques foram para Georgia Furquim Bastos na categoria feminina com 72/75 e para Roberth L. de Oliveira Vieira com 67/75.
Com a participação de 14 atletas, as provas de Skeet transcorreram de forma tranquila e em elevado nível técnico.
As excelentes condições da pedana de skeet do CPRT permitiram o bom nível técnico da competição.
Os principais resultados após a fase classificatória de skeet são apresentados a seguir.
Cat.
Classe
Class.
Atleta
Pont.
Fem.
Dama
1
Georgia F. Bastos
113/125***
2
Danielle M. Gedeon
83/125
Masc.
Sên. A
1
Roberth L. de O. Vieira
111/125
2
Bruno de L. Ferreira
106/125
3
Breno M. A. Ferreira
102/125
Sên. B
1
Augusto T. Guimarães
106/125
Sên, C
1
Tassio G. da Silveira
101/125
2
Rafael M. Oliveira
92/125
3
Felipe R. Maia
81/125
Master
1
Lúcio Z. G. Guttierrez
87/125
Veter.
1
Aluízio França Leite
84/125
***Índice Mundo.
Grand Prix Abrão Baladi Neto.
As disputas do Grand Prix Abrão Baladi Neto foram reaqlizadas com os atletas melhores colocados nas categorias Overall, Damas, Juniores, e Veteranos.
O atleta de Santa Catarina Jaison Santin foi o vencedor do Grand Prix Abrão Baladi Neto de Fossa Olímpica Masculino na categoria Overall. Na disputa final, Jaison superou o paranaense Hussein Daruich por 32 a 30. Em terceiro ficou Marcos Gonsalez, que terminou a fase de classificação empatado com Hussein com 122/125.
A disputa no feminino terminou com Daiana Camaz em primeiro lugar, seguida de Camilla Cosmnoski em segundo e Thaíse Christoni em terceiro.
A disputa do Grand Prix foi acirrada entre as Damas no CPRT
No Grand Prix de Skeet, o campeão foi para Roberth Vieira do Clube Caxangá Gol Club de Recife. Na disputa do título, o pernambucano venceu o atleta do Rio de Janeiro Breno Ferreira por 34 a 31. O colocado foi o atleta Conrado de Sousa do Clube Portal do Cerrado de Uberlândia.
Flagante de um belo disparo do atleta mineiro Conrado de Sousa que conquistou o terceiro lugar no Grand Prix Abrão Baladi Neto no CPRT.
Primeira etapa do CBI no CPRT
Com a participação de 22 clubes de diferentes regiões do país, a primeira etapa do CBI transcorreu com muita tranquilidade e congraçamento das equipes. Este importante campeonato é uma iniciativa conjunta da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Ao final, a equipe mineira do Praia Clube Uberlândia foi a grande vencedora, seguido do Clube Alagoano de Tiro Olímpico e do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava. Parabéns aos clubes vencedores!
A equipe do Praia Clube de Uberlandia foi o grande campeã da primeira etapa do CBI. Divulgação CBTE.
A equipe do Clube Alagoano de Tiro Olímpico ficou com o segundo lugar entre os 22 clubes que participaram desta etapa do CBI. Divulgação CBTE.
Entre a categoria masculina, o Praia Clube de Uberlândia (MG) também foi o campeão. A segunda posição foi conquistada pelo Clube de Caça e Tiro de Guarapuava (PR) e na terceira posição ficaram empatados o Clube de Tiro, Caça e Pesca de Valença (RJ) e o Clube de Campo de Rio Claro (SP).
Na categoria feminina o campeão foi o Praia Clube de Uberlândia (MG) e o vice-campeão o Clube Alagoano de Tiro Olímpico (AL).
Os Juízes no CPRT
Sob a coordenação de Ary Venturinelli, o evento contou com a presença de árbitros de diferentes regiões do país. Com conhecimento, dedicação e técnica, os árbitros conduziram as provas com muita tranquilidade e segurança.
Árbitros da terceira etapa do campeonato de excelência de FO e SK no CPRT