Quinta Etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato 2022 – FO /SK Grand Prix Haddy Darwich Gomes

Entre os dias 26 e 29 de maio passado o Clube Paranaense de Tiro recebeu atletas de Fossa Olímpica e Skeet para a disputa da 5a Etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato 2022 da CBTE e o Grand Prix Haddy Darwich Gomes.

Clube Paranaense de Tiro

Imagem da bela sede do Clube Paranaense de Tiro em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Localizado no município de Piraquara – região metropolitana de Curitiba – o Clube Paranaense de Tiro (CPRT) foi sede da  Quinta Etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato 2022 da CBTE. As ótimas instalações tornam o CPRT um excelente palco para as disputas nacionais e internacionais das várias disciplinas e modalidades de tiro ao voo. Veja matéria completa sobre o CPRT na segunda edição da Revista Pedana impressa ou em nosso site por meio de sua versão digital: https://revistapedana.com/edicoes-revista-pedana/

Fossa Olímpica

Com a participação de 70 atletas (sete no feminino e 63 no masculino) as atividades desta 5a Etapa tiveram início com os treinos oficiais na sexta-feira (30/06).

Conforme o regulamento do Campeonato, a fase de qualificação foi realizada com três séries de 25 pratos no sábado e duas séries no domingo. As provas ocorreram de forma tranquila, com muita cordialidade entre os atletas e sob a regência de uma competente equipe de árbitros possuidores de larga experiência e atenta para que as regras do Campeonato fossem respeitadas e possíveis ocorrências não prejudicassem os atletas.

Olhar atento do atleta baiano Marcelo Lima Neves que faz parte da competente equipe de árbitros da CBTE.

Entre as damas a disputa teve como vencedora a atleta do Paraná Camila Alexandra Cosmoski (100/125), seguida da mineira Priscila Macêdo Campos (95/125) e da alagoana Daiana dos Santos Camaz (92/125). Na categoria Júnior Feminino o primeiro lugar desta Quinta Etapa foi conquistado por Hanna Kluber Daruich (99/125) e o segundo lugar por Ellen Giovanna Mendes da Silva (59/125), atletas do Paraná.

Camila A. Cosmoski foi o destaque feminino durante a Quinta etapa Campeonato Excelência CBTE realizada no CPRT.
Detalhe de uma esquadra totalmente feminina de Fossa Olímpica durante a Quinta Etapa no CPRT.

Ainda no Feminino, a competição por equipes terminou com as atletas do Paraná e as de Alagoas em segundo lugar, com uma diferença de apenas um prato, 258 a 257, respectivamente. Em terceiro lugar ficou a equipe de Minas Gerais, que ficou prejudicada por contar com apenas uma atleta participando desta Quinta etapa do campeonato.

Equipe Feminina de Fossa Olímpica de Alagoas marcando presença nesta Quinta Etapa do Campeonato de Excelência da CBTE.

A disputa entre os homens foi acirrada e de elevado nível técnico, com destaque especial para os jovens paranaenses Haddy Darwich Gomes e seu primo Hussein Kluber Daruich. Eles superaram o índice Mundo com os brilhantes resultados de 121/125 e 120/125, respectivamente. Da mesma forma, os atletas Dante Pazzanese Duarte Lanna (117/125) e Jaison Sandro Santin (116/125) que superaram o índice América e outros 13 atletas que superaram o MQS de 112/125.

Os primos Hussein e Haddy brilharam nesta Quinta Etapa do Campeonato de Excelência da CBTE no CPRT.
Os primos Hussein e Haddy brilharam nesta Quinta Etapa do Campeonato de Excelência da CBTE no CPRT.

É preciso ressaltar o fato de que entre aqueles 13 atletas encontram-se mais dois juniores, Julio Patryk Bortolon (115/125) de Santa Catarina e Igor de Dea Mera (112/125), do Rio Grande do Sul. Parabéns a essa moçada que nos traz grandes alegrias e a certeza de que excelentes atletas estão sendo formados em nosso país, apesar das dificuldades que são impostas para a prática deste maravilhoso esporte.

Durante a solenidade de abertura da 5a Etapa o presidente da CBTE Jodson Gomers Edington Jr parabenizou e reforçou o apoio da Entidade aos jovens talentos brasileiros.

Entre as equipes masculinas, o primeiro lugar foi conquistado pela equipe do Paraná (354), seguida das equipes de São Paulo (346), Rio Grande do Sul (340), Mato Grosso do Sul (330), Santa Catarina (329), Minas Gerais (325), Alagoas (320) e Rio de Janeiro (265). As equipes de Roraima e Goiás estavam incompletas e terminaram em nono e décimo lugar, respectivamente.

Skeet

As provas de Skeet seguiram a mesma dinâmica das provas de FO, com a realização fase de qualificação em dois dias. Entre as damas, a Quinta Etapa do Campeonato de Excelência contou apenas com duas atletas: Georgia Furquim Bastos (108/125) e Luísa Pedrosa Acosta (66/125), na categoria Júnior. Ambas representando Rio Grande do Sul.

Georgia Furquim Bastos foi o destaque feminino na disciplina Skeet durante a Quinta Etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato no CPRT.

Entre os oito atletas que disputaram na categoria Sênior Masculino o vencedor da fase de classificação foi o atleta de Goiás Renato Araújo Portela com 115/125, superando o MQS de 114.

Outros destaque no Skeet desta 5a Etapa do Campeonato de Excelência foram os atletas Roberth Lucianno de Oliveira Vieira (113/125) conquistando o segundo lugar na Sênior A, Augusto Tadeu Guimarães (109/125) com o primeiro lugar na Sênior B e Bruno Mendonça Streva com o primeiro lugar na Sênior C.

O atleta de Pernambuco Roberth Lucianno de Oliveira Vieira, mais uma vez foi um destaque nas provas de Skeet.
O atleta Bruno Mendonça Streva foi destaque na Quinta Etapa vencendo na categoria Sênior C no Skeet.

Resultados do Skeet masculino, fase de qualificação da Quinta Etapa do Campeonato de Excelência de 2022 da CBTE.

CategoriaClass.AletaAcertos
Sênior ARenato Araújo Portela115/125
 Roberth L. de Oliveira Vieira113/125
 André L. Vieira Jambeiro91/125
Sênior BAugusto Tadeu Guimarães109/125
 Lúcio Z. Gomes Guttierrez95/125
 Thiago Liborio Romanelli92/125
Sênior CBruno Mendonça Streva92/125
 Rafael Moreira Oliveira85/125

Grand Prix Haddy Darwich Gomes.

Em uma justa homenagem ao jovem talento do tiro ao prato, o CPRT promoveu o Grand Prix Haddy Darwich Gomes.  O Grand Prix compreendeu as disputas de Fossa Olímpica e Skeet, adotando-se as novas regras da ISSF para as etapas finais de competições. De acordo com aquelas regras a etapa final é composta por duas semifinais (1 e 2) e a disputa por medalhas.

Participaram da etapa final de FO os oito atletas com melhores resultados, sendo que na semifinal 1 a disputa ficou entre Haddy Darwich Gomes (1º), Dante P. Duarte Lanna (3º), Eduardo R. Prudente Correa (5º) e Julio Patryk Bortolon (7º). Disputaram a semifinal 2 os atletas Hussein Kluber Daruich (2º), Jaison Sandro Santin (4º), Emanuel João Munaretto (6º) e José Arthur. L.P. Duarte Fortunato (8º).

As semifinais ocorreram em duas séries. Na primeira, os quatro atletas atiraram em 15 pratos (um de direita, um de centro e um de esquerda em cada posto). Ao final da série o atleta com menor resultado saiu da disputa. Na segunda série, os três atletas dispararam em 10 pratos (um para esquerda e outro para direita em cada posto). Ao final, o atleta com o menor resultado entre os 25 pratos (15+10) retirou-se da disputa.

Após as duas semifinais, os quatro atletas (dois de cada semifinal) partiram para disputa de medalhas. Essa etapa compreendeu uma série de 15 pratos, onde o atleta que obteve o menor número de acertos – todos os atletas partem de zero acertos nessa etapa – retirou-se da disputa, alcançando a quarta colocação.

A disputa por medalhas teve sequência com uma série de 10 pratos entre os atletas Jaison Sandro Santin, José Arthur L. P. D. Fortunato e Haddy Darwich Gomes. Ao final daquela série José Arthur L.P.D. Fortunato retirou-se da disputa, conquistando a medalha de bronze. A decisão da medalha de ouro envolveu uma terceira série de 10 pratos, na qual o jovem homenageado sagrou-se como grande campeão do Grand Prix Haddy Darwich Gomes.

Parabéns a todos os atletas finalistas e, em especial ao jovem Haddy que, com muita categoria, foco e equilíbrio emocional coroou brilhantemente o certame em sua homenagem.

Haddy, Jaison e José Arthur, posam no pódio, com os troféus conquistados no  Grand Prix Haddy Darwich Gomes realizado durante a 5a Etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato – CBTE.

°

Na disciplina de Skeet o campeão do Grand Prix foi o atleta Roberth L. de Oliveira Vieira, seguido por Renato Araújo Portela e Augusto Tadeu Guimarães que conquistou a medalha de bronze.

As instalações do CPRT, o clima e os resultados.

Ao final das provas o sentimento geral entre os atletas participantes era muito bom em relação às instalações do CPRT e a organização das provas.

O atleta Emanuel João Munaretto, que compete pela Federação Gaúcha e a equipe do Exército Brasileiro, em entrevista à Revista Pedana, reportou que estava muito feliz por ter participado da 5a Etapa: “o Clube possui ótimas instalações, o clima colaborou – as previsões eram de chuvas intensas – e consegui um bom resultado (115/125) que substituirá um resultado inferior no ranking nacional. Espero até a 7ª Etapa em Belo Horizonte escalar no ranking nacional para garantir uma vaga na equipe brasileira que vai participar do Campeonato Mundial na Croácia”.

O atleta alagoano Nelmonte de Bulhões Braga Jr. também manifestou sua alegria pela participação na Quinta Etapa: “a organização foi impecável e o Clube é fantástico, apenas como nordestino sofri um pouco com o frio. Estou muito feliz com a minha participação individual e por equipes”.

Aliás, fato que merece aplausos e reconhecimento é a constante participação de atletas de Alagoas nas Provas do Campeonato de Excelência da CBTE. Nelmont é um dos responsáveis pelo crescimento das equipes alagoanas, com atletas que já se destacam nas provas no feminino (Daiana dos Santos Camaz, com a 3ª colocação, além de Thaíse S. de O. Christoni e Waneska S. P. de Oliveira) e no masculino (José Ailton Patriota, Nelmont de Bulhões Braga Jr., Emerson Cavalcante H. da Silva, Lauro A. S. de Holanda e Marcelo Lima Neves).

Nelmonte comenta: “venho trabalhando fortemente para estimular os atletas de FO de Alagoas a participarem das provas dos campeonatos da CBTE.  Com o início das competições por equipes masculinas, femininas e mistas as provas ficaram mais emocionantes e participativas”.

Nelmont, ao lado das atletas Thaíse e Waneska da equipe alagoana, estava muito feliz com os resultados alcançados pelos atletas de Alagoas.

Os atletas do Rio de Janeiro Vitor Stivanin Leite e André Luís Vieira Jambeiro também elogiaram as belas instalações do CPRT e a organização desta Quinta Etapa, parabenizando os responsáveis. Entretanto, ambos não estavam satisfeitos com seus rendimentos. Para Vitor o resultado ruim decorre da fase de adaptação com a nova coronha instalada em sua arma. Já para André, atleta da disciplina Skeet, seu resultado foi um pouco aquém do que esperava e conclui: “as oscilações de resultados são comuns no tiro esportivo. Principalmente para um atleta como eu que estou em fase de aprendizado”. Ressalta-se que André foi finalista no Skeet. Parabéns André!

André Jambeiro, Vitor  Leite e Bruno Streva, atletas do Rio de Janeiro, flagrados em um momento de descontração durante  a Quinta etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato  CBTE.

Os Resultados completos desta Quinta Etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato pode ser encontrados no site da CBTE por meio do. link:

https://www.cbte.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress