Espingardas: partes e funcionamento
- fevereiro 25, 2022
- 7
A espingarda é a ferramenta indispensável do atleta de tiro ao voo, assim como a raquete ou o taco é para o tenista e o golfista. Veja, com
A espingarda é a ferramenta indispensável do atleta de tiro ao voo, assim como a raquete ou o taco é para o tenista e o golfista. Veja, com
A espingarda é a ferramenta indispensável do atleta de tiro ao voo, assim como a raquete ou o taco é para o tenista e o golfista. Veja, com um pouco mais de detalhes, as partes e os mecanismos de funcionamento de uma espingarda.
Luiz Eduardo Dias, com a colaboração dos atiradores esportivos Eduardo M. de Melo Jr., Luiz Gonzaga Pompermayer e Tarso da Costa Alvim.
Todo CAC tem a obrigação de conhecer as partes de uma arma, seja ela revolver, pistola, carabina ou espingarda, a final, todos nós fizemos os exames de conhecimento e capacitação técnica exigidos para a obtenção do Certificado de Registro – CR. Entretanto, existem partes – notadamente as internas – em que o conhecimento não é exigido naquele exame.
Você não precisa fazer um curso de armeiro para saber, com mais detalhe, o nome das partes externas e internas de sua espingarda e o papel delas no funcionamento da arma. Esse conhecimento pode ser muito útil no dia a dia como, por exemplo, resolver pequenas problemas de mal funcionamento, ou compreender corretamente artigos técnicos ou mesmo na hora de realizar uma limpeza de manutenção mais detalhada.
Para tornar esse conhecimento mais acessível preparamos um pequeno guia que talvez seja útil a você, nosso leitor.
Partes e mecanismos de uma espingarda
As espingardas utilizadas para o tiro ao voo podem ser de um ou dois canos (sobrepostos ou paralelos) e manuais ou semiautomáticas. Entre as espingardas manuais de um ou dois canos sobrepostos, existe pouca diferença quanto aos mecanismos de funcionamento, obviamente o seletor de cano não existe nas primeiras.
Basicamente uma espingarda pode ser dividida em dois conjuntos:
Conjunto 1. Formado pelo(s) cano(s)+ varilha + telha + câmara + haste de acionamento do extrator + extrator;
Conjunto 2. Formado pela coronha + soleira + naselo (facultativo) + báscula + caixa da culatra.
Conjunto 1:
Cano (barrel): o comprimento do cano de espingardas pode variar em decorrência da finalidade da arma (caça, Trap, Skeet, Sporting Clay) e do fabricante. A maior parte dos fabricantes fazem modelos com comprimentos que variam entre 71/76/81 cm (28/30/32 in). Outras dimensões podem ser encontradas, porém não são tão comuns. A construção do cano também pode variar de fabricante para fabricante. Um aspecto importante é a dimensão do cone de forçamento (forcing cone) que existe internamente no cano a fim de reduzir a bitola interna do cano, a partir da câmara, para um valor que resulte em maior concentração de chumbos, sem prejuízo à integridade do cano. O alongamento deste cone, além de prover maior precisão ao tiro, também reduz o recuo da arma. Para mais informações sobre o cone de forçamento e o recuo das espingardas, veja matéria específica em nosso site.
https://revistapedana.com/uma-rapida-visao-sobre-recuo-da-arma-esportiva/
Conjunto 2:
Funcionamento de uma espingarda
Encaixado dentro da parte anterior da coronha a caixa da culatra abriga o mecanismo responsável pelo funcionamento principal de uma espingarda.
O mecanismo de disparo é composto pelo gatilho, mola, retentor do martelo, martelo, pinos de disparo, ferrolho, pino de liberação do ferrolho e peso de inércia para transferência da ação de disparo para o segundo cano. Algumas espingardas possuem ainda, um mecanismo de regulagem da distância da posição do gatilho em relação à base da coronha ou da soleira.
A parte superior da caixa da culatra recebe o nome de alça superior, onde se encontra a alavanca superior (orelha), responsável pelo destravamento do mecanismo que mantém a espingarda fechada. Ou seja, o cano e a telha formam um conjunto que – no caso de espingardas manuais – se destaca do conjunto da coronha e báscula, de maneira que expõe a câmara do cano. A câmara (parte anterior do cano que repousa sobre a báscula quando a arma está fechada) é o local onde o cartucho é alojado. O cartucho é colocado na câmara de uma maneira que a sua base (estojo) fica em contato com o extrator (ejetor).
Quando a espingarda é aberta (basculada) expõe a câmara para que o cartucho seja colocado e, ao mesmo tempo, uma haste de metal que se localiza na base da báscula é acionada e comprime a mola principal. Simultaneamente o pino de liberação do ferrolho é acionado deixando o ferrolho preparado para ser acionado pelo gatilho.
O basculamento do conjunto 1 – formado pelo cano – também ativa a haste de acionamento do extrator, de maneira que existindo um cartucho na câmara, esse é automaticamente expelido para fora. Existem espingardas mais simples que não possuem o sistema automático de extração de cartucho, sendo que essa operação é feita manualmente.
Na alça superior da caixa da culatra é onde tradicionalmente a chave seletora de cano é colocada em espingardas com dois canos. A partir dessa chave é possível selecionar em qual cano o primeiro disparo vai ser realizado.
Esperamos que a leitura desse pequeno guia possa ter ajudado o prezado leitor. Talvez para boa parte dos atletas ele se mostra muito básico. No entanto, é fundamental que todo conhecimento seja compartilhado, independente de sua profundidade ou especialidade. O objetivo é informar e atrair – com conhecimento – mais praticantes ao tiro esportivo.
De maneira simplificada, esse é o processo de funcionamento de uma espingarda.
Bons tiros!
Fontes de pesquisa: Mastering Sporting Clays. Don Currie. Stackpole Books. Connecticut. USA. 2017. Site da Beretta: http://http//:www.beretta.com.
7 Comments
I appreciate, cause I found exactly what I was looking for. You have ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a great day. Bye
Thank you. That’s our goal. Be safe and good luck.
This is the perfect web site for anybody who wishes to understand this topic. You realize so much its almost tough to argue with you (not that I really will need toÖHaHa). You definitely put a new spin on a subject which has been written about for ages. Wonderful stuff, just excellent!
Thank you.
We like your comments.
Regards
Luiz
Eduardo
Gostaria de saber mais sobre os óculos nextgen da shoot-off. Valores e como comprar
Very good blog post. I certainly appreciate this
website. Stick with it!
Also visit my web-site – Wilburn
Thank you for your comment.
Regards