Descontração, calor e uma final histórica na Regional Nordeste de Tiro ao Prato Olímpico no Caxangá Golf & Country Club
maio 9, 2025
0
No período de 1 a 4 de maio de 2025 o Caxangá Golf & Country Club de Recife foi a sede da etapa Regional Nordeste de Tiro ao
No período de 1 a 4 de maio de 2025 o Caxangá Golf & Country Club de Recife foi a sede da etapa Regional Nordeste de Tiro ao Prato Olímpico do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico Light da CBTE e do Grand Prix Sebastião Arruda – Baki. Com a presença de 32 atletas a competição transcorreu em um clima de confraternização e boas disputas, apesar do intenso calor característico da cidade de Recife. A regional foi marcada por uma final (Grand Prix) de elevado nível técnico, e um excelente resultado na prova de Skeet.
Por Luiz Eduardo Dias
O Caxangá Golf & Country Club
Uma agradável e bela referência de clube social. Este é o Caxangá Golf & Country Club, cujo Departamento de Tiro Esportivo organizou, com muito carinho e eficiência, a Regional Nordeste de Tiro ao Prato Olímpico Light.
O Caxangá possui excelente infraestrutura de apoio para a prática desportivas. O clube, que em 2028 completará um século de existência, é referência no nordeste brasileiro em diferentes esportes, como golfe, hipismo, tênis e tiro esportivo.
Atualmente o Departamento de Tiro Esportivo conta com diferentes instalações para tiro de precisão e tiro ao voo, com destaque para a sala climatizada e automatizada para armas de pressão e suas pedanas para Trap, Fossa Olímpica e Skeet. Até o final deste ano, o conjunto de pedanas será ampliado para comportar mais uma de FO e outra de Skeet, totalizando duas de cada modalidade, além de cinco para a prática de Trap.
Vista parcial das pedanas do Caxangá Golf & Country Club em Recife
Como foi a Regional no Caxangá
A organização do evento esteve a cargo de toda a equipe do Departamento de Tiro Esportivo do Caxangá, sob a coordenação de Edson do Ó Filho.
O primeiro dia de competição foi reservado para os atletas que optaram por treinos livres. Na sexta-feira, dia 02/05/25, foram realizados os treinos oficiais, com a presença de quase todos os atletas inscritos.
Importante ressaltar a presença de muitos atletas do Clube Alagoano de Tiro Olímpico. Com uma equipe coesa, competente e sempre alegre, abrilhantou de maneira significativa a competição.
Atletas do CATO de Alagoas marcando presença na etapa Regional Nordeste.
Conforme o regulamento do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico Light da CBTE, no sábado foram realizadas três series de 25 pratos que contemplam a etapa regional do campeonato brasileiro light.
No primeiro dia de provas os atletas atiraram três séries de 25 pratos na FO.
A seguir os principais resultados das diferentes categorias da FO
Categoria
Coloc.
Atleta
Feder.
Pontuação
Dama
1
Thaíse S. de O. Christoni
AL
64/75
2
Waneska S. P. de Oliveira
AL
56/75
3
Daiana dos S. Camaz
AL
54/75
4
Marcela C. M. L. Pedrosa
AL
48/75
Categoria
Coloc.
Atleta
Feder.
Pontuação
Sênior A
1
Carlos Alberto L. da Costa
RS
67/75
2
Edson de S. do Ó Filho
PE
66/75
3
Emerson C. H. da Silva
AL
65/75
4
Roberth L. de O. Vieira
Al
65/75
5
Silvio R. F. de Albuquerque Filho
Al
62/75
6
José A. P. de Oliveira
Al
61/75
6
Lauro A. S. de Holanda
Al
61/75
7
Ricardo H. P. dos Santos
Al
60/75
Sênior B
1
Thiago F. Januário
Al
62/75
Sênior C
1
Everaldo D. Rosa Jr.
AL
57/75
2
Joacil C. da Silva Jr.
PE
48/75
3
Felipe R. da Lima
PE
45/75
4
João P. S. de P. Oliveira
PE
12/75
5
Oswaldo N. Vieira Jr.
PE
10/75
Apesar do Caxangá possuir apenas uma pedana de FO, as séries ocorreram de maneira tranquila e com tempo adequado para descanso e confraternização dos atletas. A boa organização do evento e a infraestrutura do Caxangá contribuíram significativamente para o bom desenvolvimento das séries.
Categoria
Coloc.
Atleta
Feder.
Pontuação
Master
1
Nelmont de B. Braga Jr.
AL
66/75
2
Josemir P. de Souza
AL
62/75
3
Renato L. de Araujo
PB
45/75
Veterano
1
Napoleão C. L. Barbosa Jr.
AL
62/75
2
Guido L. Wanderley
AL
58/75
3
Jarbas L. Omena
AL
58/75
4
Luiz Eduardo Dias
MG
55/75
5
Marcelo Lima Neves
AL
50/75
6
Mauricio J. G. Pimenta
PE
44/75
7
Aureo A. Vilar
PE
38/75
Na modlidade Skeet, a regional em Recife contou apenas com seu atleta local e primeiro colocado no ranking nacional Roberth L. de O. Vieira. Em função de também ter competido na modalidade FO, Roberth realizou suas séries de Skeet no domingo, quando conseguiu o excelente resultado de 73/75. Em etapas de copa mundial da ISSF, este escore possivelmente o colocaria entre os 10 primeiros colocados no primeiro dia da fase qualificatória.
Grand Prix Sebastião Arruda – Baki realizado no Caxangá
Sebastião Arruda – Baki
Sebastião Arruda , ao lado de Roberth Vieira e membros da Equipe do Caxangá Golf & Country Club.
O cearense Sebastião Arruda, Baki como era chamado por seus colegas, foi um atleta do tiro ao voo que teve um papel importante na carreira do campeão brasileiro de Skeet Roberth Vieira. Para falar sobre Sebastião Arruda nada melhor que um depoimento do próprio Roberth:
Baki foi um dos atletas cearense entusiasta e apaixonado pelas modalidades de Tiro ao Prato, e meu companheiro desde meu início de competição no Skeet. Em suas últimas participações em competições nacionais, representou nosso Caxangá Golf & Country Clube, quando aceitou meu convite para defender junto comigo nossa bandeira no Skeet.
Foi um atleta dedicado, e nas minhas preparações para algumas competições internacionais, fiz os últimos treinos no Clube Carcará, e ele sempre esteve comigo, junto com Paulo Montenegro (proprietário do clube) e o João Victor Carneiro (que patrocinou meus treinamentos naquele clube).
A homenagem, foi primeiramente uma forma que encontrei para retribuir a ele, tudo o que fez por mim, desde meu início até nossas últimas competições juntos, que foram bastante divertidas, e do Caxangá homenagear e honrar o compromisso com seu atleta e representante.
Que Deus em sua infinita compaixão, ilumine a passagem desse parceiro e irmão, que o esporte me proporcionou.
No domingo, último dia de provas no Caxangá, foram realizadas mais duas séries de 25 pratos, completando um total de cinco séries referentes ao GP Sebastião Arruda de FO. Assim, as três primeiras séries realizadas no dia anterior também foram consideradas para a classificação do GP. Em decorrência de alguns atletas de Alagoas necessitarem retornar às suas casas no próprio sábado, o número de atiradores foi inferior ao do dia anterior. Entretanto, apesar do intenso calor e ausência de vento, as séries ocorreram com grande afinco por parte dos atletas e bons resultados apareceram.
Veja, a seguir os resultados após as cinco séries qualificatórias para a grande final.
Categoria
Coloc.
Atleta
Feder.
Pontuação
Dama
1
Thaíse S. de O. Christoni
AL
101/125
2
Waneska S. P. de Oliveira
AL
94/125
3
Marcela C. M. L. Pedrosa
AL
86/125
Categoria
Coloc.
Atleta
Feder.
Pontuação
Sênior A
1
Carlos Alberto L. da Costa
RS
115/125
Sênior B
2
Thiago F. Januário
PE
108/125
Sênior A
3
Emerson C. H. da Silva
AL
108/125
Sênior A
4
Silvio R. F. de Albuquerque Filho
AL
107/125
Sênior A
5
Roberth L. de O. Vieira
AL
107/125
Sênior A
6
Edson de S. do Ó Filho
AL
105/125
Sênior A
7
Aílton Patriota
AL
103/125
Sênior A
8
Lauro Holanda
AL
103/125
Master
9
Josemir P. de Souza
AL
96/125
Sênior C
10
Everaldo D. Rosa Jr.
AL
95/125
Sênior A
11
Ricardo Pedrosa
AL
95/125
Veterano
12
Luiz Eduardo Dias
MG
91/125
Veterano
13
Guido Wanderley
AL
90/125
Veterano
14
Marcelo Neves
AL
87/125
A grande final do GP foi disputada por Carlos Alberto L. da Costa, Edson de S. do Ó Filho, Emerson C. H. da Silva, Roberth L. de O. Vieira, Silvio R. F. de Albuquerque Filho e Thiago F. Januário. Estes atletas conquistaram o direito de participar da final, após alcançarem os seis melhores resultados na fase classificatória de 125 pratos.
A disputa foi acirrada entre os atiradores, porém, desde seu início o destaque foi Edson do Ó Filho que manteve um rendimento excepcional, culminando com o título de campeão. Edson, que é de Recife e defendo o Clube Caxangá, conseguiu o escore de 45/50, mostrando elevada capacidade de concentração e determinação, além de uma técnica apurada.
Os seis atletas que participaram da final do GP Sebastião Arruda. Destaque para Edson do Ó Filho que obteve um excelente desempenho na etapa final.
Completaram o pódio da final overall os atletas Silvio R. F. de Albuquerque Filho (40/50) e Roberth L. de O. Vieira (33/40), que conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
Pódio overall do GP Sebastião Arruda.
Na categoria Dama, a campeã foi Thaíse S. de O. Christoni, seguida das atletas Waneska S. P. de Oliveira e Daiana dos S. Camaz, que conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Pódio das damas do GP Sebastião Arruda formado pelas atletas Thaíse S. de O. Christoni e Waneska S. P. de Oliveira. A terceira colocada, Daiana Camaz teve que se ausentar e não participou da solenidade de entrega de troféus.
Presenças ilustresno Caxangá
No sábado foi realizada a solenidade de abertura da Regional Nordeste do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico Light. Além de atletas e dirigentes do Caxangá a ocasião foi marcada pela presença da vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil-COB Yane Marques e do presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo-CBTE Jodson G. Edington Jr.
Jodson G. Edington Jr., presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo-CBTE, ao lado de Yane Marques, vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil-COB, durante cerimônia de abertura da etapa Regional Nordeste de Tiro ao Prato Olímpico Light da CBTE.
Na oportunidade, o presidente Jodson falou aos atletas sobre a continuidade de projetos e alguns novos projetos que serão implantados neste seu novo mandato que se iniciou recentemente.
Parabéns a CBTE pelo oferecimento da etapa Regional Nordeste do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico Light e ao Caxangá Golf & Country Club pela hospitalidade e excelente organização do evento.