Caxangá Golf & Country Club sedia a etapa Regional Nordeste 2022 da LNTP

Juliane Rassi no Clube Caxangá

Durante os dias 22, 23 e 24 de setembro de 2002 o Caxangá Golf & Country Club em Recife – PE, foi o palco da Regional Nordeste da Liga Nacional de Tiro ao Prato – LNTP. O torneio teve uma ótima organização e o Clube Caxangá é dono de um bela infraestrutura para atender os atletas e os seus familiares.

O Caxangá Golf & Country Club

A oeste da cidade de Recife, no bairro Iputinga, está localizado o Caxangá Golf & Country Club que sediou a etapa Regional Nordeste do Campeonato brasileiro de Trap Americano da Liga Nacional de Tiro ao Prato – LNTP. Com cerca de 64 hectares, o clube possui, além das ótimas instalações para a prática de tiro esportivo, extensa área verde, com pistas de hipismo, baias, picadeiro coberto, corredor de saltos, pista de cross, campo de golfe de 18 buracos, quadras de tênis, piscinas e uma bela sede social.

Visão parcial da área do Caxangá Golf & Country Club
Vista aérea da área onde o Caxangá Golf & Country Club está localizado em Recife

De acordo com Edson de Souza do Ó – presidente do Conselho de Administração do Clube e atleta de tiro ao voo – o Caxangá foi criado há 96 anos por um grupo formado de famílias inglesas que viviam em Recife e queriam um lugar para praticar golfe, esporte que praticavam na Inglaterra.

caxangá golf & country club
O Clube Caxangá possui uma uma bela sede social, com amplo restaurante e áreas de lazer.
caxangá Golf & Country Clube
Visão parcial do campo de golfe do Caxangá Golf & Country Club em Recife.

Em termos administrativos, Edson explica que o Clube Caxangá possui cinco departamentos: social, hipismo, tiro esportivo, tênis e golfe. Atualmente são cerca de 400 sócios patrimoniais ativos. Recentemente, o clube abriu a modalidade de sócio vinculado. Nesta modalidade o novo sócio está vinculado a um sócio proprietário e tem direito de uso de todas as instalações do clube.

A partir da década de 1950, algumas famílias tradicionais de Recife que praticavam a caça, tiveram a ideia de criar um espaço para a prática de tiro ao prato e de tiro à bala. Dessa forma, as áreas de tiro do Caxangá podem ser consideradas entre as mais antigas do Brasil em funcionamento.

O setor de tiro esportivo do Caxangá possui ótima infraestrutura para a prática de diferentes modalidades de tiro esportivo à bala e disciplinas de tiro ao voo.

Um aspecto importante é que o Clube Caxangá oferece aos seus associados infraestrutura para a prática de todas as modalidades olímpicas de tiro esportivo (bala, ar comprimido e prato), permitindo que o Clube faça parte do Comitê Brasileiro de Clubes, trazendo grandes vantagens para os atletas e para o próprio Clube. Vantagens, dentre outras, na forma de custeio em participações de atletas em provas do calendário nacional e de equipamentos para os clubes que cumprem este importante papel de formação de atletas.

estande de tiro do Clube Caxangá
Estande de tiro a bala do Caxangá Golf & Country Club em Recife.
A pedana de Skeet do Clube Caxangá é utilizada pelo campeão brasileiro da disciplina Roberth Vieira em seus treinamentos.

A regional Nordeste 2022 da Liga Nacional de Tiro ao Prato

Sob a coordenação geral de Edson de Souza do Ó, o Caxangá Golf & Country Club de Recife sediou, pela segunda vez, uma etapa regional da LNTP. Com a experiência adquirida em 2019, quando o clube foi sede da Regional Nordeste pela primeira vez, Edson e sua equipe realizaram um ótimo trabalho.

Edson do Ó, presidente do Conselho Administrativo do Caxangá Club
Édson do Ó e sua equipe realizaram um belo trabalho na organização da etapa Regional Nordeste 2022 da LNTP.

Naquela época, Edson conta que a infraestrutura física do Caxangá não se encontrava totalmente pronta. De certa forma, a pandemia possibilitou que reformas fossem realizadas para agora em 2022 o clube pudesse recepcionar os atletas da melhor forma.

Foi notória a dedicação da equipe do Caxangá para receber com carinho e atenção os atletas e para que as instalações se apresentassem da melhor forma possível. O capricho nos detalhes e na organização do evento fizeram com que os atletas que participaram da Regional Nordeste se sentissem confortáveis e motivados para as confraternizações e disputas.

confraternização de atletas no clube Caxangá
A confraternização entre atletas foi uma constante durante a Etapa Regional Nordeste.
restaurante do Clube Caxangá em Recife
Os atletas puderam contar com conforto e alimentação de excelente qualidade no restaurante do Caxangá Golf & Country Club.

As provas

De acordo com a programação da Etapa Regional, o Clube Caxangá disponibilizou suas quatro pedanas para as provas. Na quarta-feira 21/09, para aqueles que puderam estar presentes em Recife, o clube disponibilizou três pedanas para treinos de Trap Single e uma exclusiva para Trap Double.

Na quinta-feira e sexta-feira a pedana 4 foi utilizada para a prova de Trap Double.

A partir da quinta-feira, as provas tiveram início, mantendo-se a quarta pedana para o Trap Double e as três primeiras para o Trap single. Como a prova de Trap 100 é disputada em quatro séries de 25 pratos, ela foi realizada de maneira em que as esquadras realizassem três séries em pedanas distintas e repetissem a quarta série em uma das pedanas três pedanas.

No sábado (24/09), com término da prova de Trap Double, o clube Caxangá disponibilizou as quatro pedanas para as provas de Trap 100 e Trap 200.

Com muito verde no entorno, as pedanas do Clube Caxangá trazem um conforto a mais para os atletas.
Uma arborizada passarela permite o acesso a diferentes pedanas do Clube Caxangá.

A prova de Trap 100 foi disputada por 120 atletas, sendo um paratleta, 12 damas, 69 sêniores, 23 másters e 15 veteranos.  Como de costume, o número de atletas que participaram do Trap Double foi significativamente menor em relação ao observado para o Trap 100 (67), sendo um paratleta, sete damas, 34 seniores, 16 másters e oito veteranos. Da mesma forma, apenas 34 atletas disputaram o Trap Double.

etapa regional nordeste da LNTP no Clube Caxangá
Solenidade de abertura da etapa regional contou com a presença de atletas e diferentes autoridades locais e regionais.

Infelizmente nesta etapa de Recife não houve a participação de atletas juniores.  Na etapa Regional Sudeste da LNTP que ocorreu em Monte Alto – SP, em agosto passado, houve a participação de apenas dois juniores, cujos pais participam da administração do clube local. A pequena participação, ou mesmo ausência de jovens nos campeonatos é extremamente preocupante para a continuidade e crescimento do esporte. Certamente urge que ações sejam realizadas para alterar esse cenário.

Entre os atletas participantes predominou o sentimento de uma etapa muito bem organizada, com o Clube Caxangá oferencendo todo a infraestrutura necessária para que tudo ocorresse da melhor maneira possível.

Valmir José Costa, morador de Araçatuba e que pratica tiro ao prato desde 2020 no Clube de Biriguí -SP, relatou que ficou muito impressionado pela estrutura do clube, onde tudo estava muito bem organizado e com uma excelente equipe de apoio. Para ele foi uma experiência fantástica participar do evento.

Após ser um dos grandes destaques do time brasileiro que participou do Grand American Word Trapshooting Championship nos EUA no mês passado, Caio Márcio Banuth, que foi a Recife em companhia de sua esposa, definiu a Regional Nordeste como sensacional. A receptividade do pessoal de Clube Caxangá foi ótima e as provas foram excelentes.

Caio Banuth, com sua esposa, no Clube Caxangá, em Recife
Uma etapa sensacional, definiu Caio Banuth.

Para ver na integra os resultados da Etapa Regional Nordeste 2022 da LNTP acesso o link abaixo:

https://www.tirobrasil.com.br/etapa/resultados/411

Copa Beretta

Como tem sido de praxe nas etapas presenciais do Campeonato Brasileiro de Trap Americano da LNTP, também nesta etapa sediada pelo Clube Caxangá, houve a premiação dos cinco primeiros colocados de cada categoria do Trap 100 para aqueles que fizeram a inscrição na Copa Beretta.

A cada etapa presencial, o clube sede seleciona uma entidade filantrópica de apoio ao tratamento de pessoas com câncer. Por meio de uma inscrição a parte, o atleta opta por fazer a doação de sua taxa de inscrição e passa a disputar a Copa Beretta. A cada prova, os números de inscritos comprovam que a parceria entre a fabricante italiana de armas e a LNTP é um sucesso. Além, é claro, de evidenciar que os atletas filiados à LNTP estão sempre prontos para colaborarem com iniciativas filantrópicas.

A entidade filantrópica premiada neste evento foi o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NAAC, de Recife-PE. Parabéns, NAAC, Beretta, LNTP e Caxangá Golf & Country Club!

A representante do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NAAC de Recife recebe o cheque simbólico de doação do presidente da LNTP, Valdir Abel.

Top Gun feminino e masculino

Ao final das provas foi realizada a disputa de Top Gun feminino e masculino. Essa disputa tem sido uma forma de destacar as/os atletas que conseguiram as maiores pontuações acumuladas nas provas de Trap 100 e Trap 200.

As atletas de melhor rendimento e que estavam presentes no Clube Caxangá para a disputa do Top Gun feminino foram: Ana Paula Rochiti, Jucelma Pereira Martins Reuter, Juliane Alves R. M. Rassi, Roselene M. Liberatti de Marchi, Rosilene Viana Back e Vera Lígia V. M. Sovieiro.

Flagante da disputa do Top Gun feminino.

Após uma intensa disputa entre as atletas, Juliane Alves R. M. Rassi sagrou-se como o grande destaque feminino da Etapa Regional Nordeste 2022 da LNTP.

Juliane Rassi, com seu troféu de Top Gun, ao lado das demais atletas participaram da disputa.

Vale ressaltar que recentemente Juliane Rassi esteve com seu marido, Luíz Rassi Jr. , participando do Grand American Word Trapshooting Championship nos EUA. Além de participarem do campeonato, o casal teve a oportunidade de fazer uma clínica e realizar treinamentos naqueles país. Parabéns ao casal!

A disputa do Top Gun masculino contou com a presença dos seguintes atletas: Adilson Luiz Lemanski,  Eduardo Luiz de Abreu, José Luiz Eckert, Lair José de Marchi, Luiz Rassi Jr. e Reginaldo Amaral Milbradt.

Confirmando a excelente fase em que se encontra, Adilson Luiz Lemanski, assim como ocorreu no mês passado durante a Etapa Sudeste da LNTP em Monte Alto – SP, sagrou-se campeão do Top Gun masculino.

top gun masculino no clube caxangá
Adilson Luiz Lemanski, ao centro, exibe o troféu conquistado ao lado dos demais atletas que participaram do Top Gun.

Mais uma vez fica evidente a elevada capacidade de aglutinação e coordenação geral da LNTP na promoção de suas etapas presenciais. Sempre contando com o fundamental apoio dos dirigentes e delegados dos clubes responsáveis por sediarem as etapas, os eventos presenciais tem sido fundamentais para manter o entusiasmo e a alegria da prática do tiro ao voo esportivo. Muitas são as dificuldades enfrentadas pelos atletas e a LNTP efetivamente cumpre seu papel.

A Revista Pedana parabeniza a LNTP e o Caxangá Gol & Country Club pela organização da Etapa Regional Nordeste 2022 em Recife.

Gostou? Compartilhe

Publicidade

Seja um assinante de nossa Revista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress