Sucesso na etapa final da IX Copa Brasil de FAN 32 CBCT em Santa Luzia – MG
dezembro 11, 2025
0
Texto: Cezar Félix e Luiz Eduardo Dias Imagens: Cezar Félix Realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Clube Mineiro dos Caçadores (CMC), a etapa final
Texto: Cezar Félix e Luiz Eduardo Dias
Imagens: Cezar Félix
Realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Clube Mineiro dos Caçadores (CMC), a etapa final da Copa do Brasil Fan 32 da Confederação Brasileira de Caça e Tiro (CBCT) foi um dos principais eventos de 2025 no tiro esportivo. Organizada de maneira impecável pelo CMC, a Copa do Brasil reuniu 188 atletas de diferentes regiões do Brasil.
O CMC mais uma vez foi palco de uma etapa final de um grande campeonato.
A Copa Brasil de FAN 32
A Copa Brasil de FAN 32 é promovida pela Confederação Brasileira de Caça e Tiro – CBCT e conta com o apoio de clubes de tiro de Minas Gerais, Paraná e São Paulo na organização das etapas presenciais. Seu regulamento segue as normas do Consejo Mundial de Federaciones de Caza y Tiro – FEDECAT.
As competições da Copa Brasil são disputadas por atletas distribuídos em categorias individuais e representativas de suas idades:
a) Categoria Júnior, para atletas de 14 a 20 anos de idade; b) Categoria Sênior, para atletas de 21 a 64 anos de idade; c) Categoria Veterano, para atletas de 65 a 69 anos de idade; d) Categoria Superveterano, para atletas com 70 anos de idade, ou mais; e) Categoria Dama, para atletas do sexo feminino, independentemente da idade que possuam;
Neste ano de 2025 a Copa Brasil de FAN32 foi realizada em 12 etapas classificatórias, sendo seis on-line e seis presenciais. Cada etapa foi disputada pela oferta de 18 FAN, em duas séries de nove, sendo três por pedana.
No caso de o atleta querer concorrer ao título de campeão ou campeã da Copa Brasil, independentemente da sua categoria, precisou ter atingido a somatória mínima de 119 pontos na disputa das 12 etapas e ter participado de duas etapas presenciais.
A grande Final da Copa Brasil de FAN 32
Além da alta qualidade técnica dos competidores, o evento reuniu um grande número de pessoas (uma síntese da família do tiro esportivo), que se confraternizaram com muita alegria dentro das dependências do clube em Santa Luzia.
A tradicional varanda do CMC é um lugar aconchegante e prazeroso onde a camaradagem e confraternização correm soltas.
Momentos de muita emoção aconteceram durante o evento. Antes da entrega dos troféus, no sábado, dia 6/12, o tradicional atirador Aquiles Leonardo Diniz — um reconhecido e respeitado empresário mineiro — recebeu uma homenagem por parte de Bruno Hebach L’abbate (presidente do CMC), em nome da instituição.
Em seu pronunciamento, Aquiles Leonardo Diniz fez questão de destacar a qualidade da estrutura do clube, não poupou elogios à gestão do CMC e demonstrou toda a sua paixão pelo esporte que pratica há muitas décadas. No domingo foi a vez do atirador Mauro Farah receber uma comovente homenagem por sua trajetória no esporte. Surpreendido pela homenagem, também liderada pelo presidente Bruno Hebach L’abbate , ele não escondeu a emoção e com lágrimas nos olhos relembrou os melhores momentos vividos dentro do tiro.
Aquiles L. Diniz em seu discurso de agradecimento à homenagem.
O inegável êxito do final da Copa do Brasil FAN 32 foi analisado pelo presidente do CMC: “Foi uma prova ótima em todos os níveis”, disse Bruno Hebach L’abbate. “É o maior evento hoje no Brasil em se do tratando de campeonatos como o da Copa do Brasil”, garantiu. “As máquinas funcionaram super bem, o tempo de prova foi perfeito e os atletas ficaram muito satisfeitos com a prova”.
O presidente do CMC, sempre muito sorridente e motivado, não mede esforços na organização de eventos no Clube.
O presidente afirmou ainda que “hoje, para mim, o tiro a hélice, é o que mais cresce no Brasil”. Para Bruno Hebach L’abbate, “trata-se de um tiro muito espontâneo e ele permite que você faça uma festa, uma confraternização de muita qualidade”. O presidente do CMC finaliza explicando que na hélice “não existe aquela pressão de um tiro olímpico e você está sempre com os amigos e as famílias. É a grande modalidade hoje no Brasil”.
Otto Pohl, presidente da CBCT, também analisou a final da Copa Brasil de FAN 32: “a Confederação já havia decidido realizar a final da Copa do Brasil em Minas, no CMC, pela alta qualidade do clube. Mas nos surpreendeu a quantidade de inscritos, 188 atletas nas provas foi muito significativo e importante. Melhor ainda foi que todas as provas transcorreram muito bem.
O presidente fez uma análise da atual conjuntura da modalidade no Brasil: “a hélice, há apenas oito anos no Brasil, segue crescendo bastante. Na realidade, é um tiro esportivo, mas o mais interessante da nossa modalidade é que, além da técnica, você tem que ter muita sorte. Então isso faz com que vários atiradores vêm participar da hélice”, explica ele.
Para Otto Pohl: a presença 188 atletas nas provas foi muito significativo e importante.
Otto Pohl, porém, alerta que especificamente nesse ano de 2025, “nós enfrentamos dificuldades, pois houve uma pequena redução de atletas. A minha preocupação foi fazer uma pesquisa que detectou uma redução de atiradores em todas as modalidades”, esclarece. Para Otto, as causas passam “por problemas financeiros e muita burocracia com a legislação. Isso faz com que as pessoas se recolham um pouquinho. Ainda não sabemos o que esperar de 2026, pois quem legisla não tem experiência nenhuma nos esportes de tiro, o que é muito prejudicial”. Apesar desses percalços, o presidente garante: “nós estamos há tantos anos no tiro, passamos por tantos problemas, e o tiro esportivo nunca acabou e nunca vai acabar mesmo sofrendo com essa legislação absurda”.
O grande campeão Gean Cleiton Listoni de Xanxerê (SC), membro da equipe Ganso, em meio à alegria pela vitória, disse que a “prova foi maravilhosa e a organização impecável”. Ele acrescentou que “deu tudo certo para mim, estou muito feliz com o título”. Muito festejado pelos amigos, todos emocionados durante as comemorações pela vitória, Jean ainda teve tempo de lembrar que tem “apenas dois anos na modalidade, mas que seguirá treinando bastante” para aprimorar “ainda mais o meu tiro”.
Gean Cleiton Listoni foi o grande campeão da etapa final da IX Copa Brasil FAN 32.
A também campeã Scheila Menin, do Grupo Combate da cidade de Araranguá (SC) disse que foi uma “final sensacional da Copa do Brasil em um clube cuja estrutura é maravilhosa”. Scheila completa que “foi uma experiência incrível participar das provas no CMC”. A campeã ainda disse que seguirá se dedicando somente à hélice, onde começou a atirar no ano de 2019.
Para Scheila Menin a final da Copa do Brasil foi sensacional em um clube cuja estrutura é maravilhosa.
O futuro do tiro se fez presente com o competidor Miguel Canssian, 14 anos, de Nova Esperança (PR): “foi uma prova muito boa e me saí muito bem. Fiquei feliz porque as máquinas funcionaram perfeitamente. Atiro desde os 9 anos de idade e quero seguir carreira. Comecei no Trap e agora estou na hélice e pretendo competir em todos os campeonatos”, declarou o adolescente.
O CMC foi muito elogiado pelo atirador André Luiz, de Palmas (PR):“primeira vez que vim atirar no CMC e achei tudo excelente, no mais alto nível”, decretou.
O veterano Aquiles L. Diniz sintetizou tudo o que aconteceu na final da Copa do Brasil: “Foi um evento simplesmente maravilhoso, uma prova enorme, das maiores que o Brasil já viu. O CMC é um clube muito bem estruturado e que satisfaz plenamente o desejo de todos os atiradores”.
Os resultados da etapa final da Copa Brasil de FAN32
As disputas foram muito acirradas nesta etapa final com 21 atiradores com escore perfeito de 18 acertos. Nos desempates os destaques foram os atiradores Everton Francisco Bolsonello, Jean Evandro Lara e Renato da Costa Jr., que conquistaram os três primeiros colocados na Overall.
Veja, a seguir, os três primeiro colocados de cada categoria nesta etapa final da Copa Brasil de FAN 32 realizada no CMC em Santa Luzia – MG.
Damas
Coloc.
Atleta
Clube
Acertos
1º
Scheila Menin
Clube de Caça e Tiro Combate
17
2º
Lisbet Marcante Basso
Clube Patobranquense de Caça e Tiro
16
3º
Camila Alexandra Cosmoski
Choupana Clube de Caça e Tiro
16
Júnior
Coloc.
Atleta
Clube
Acertos
1º
Manuel Moreira Lopez
Clube Mineiro de Caçadores
18
2º
Vicenzo Horn
Clube de Caça e Tiro de Santa Cecília
16
3º
Lorenzo Basso
Clube Patobranquense de Caça e Tiro
16
Sênior
Coloc.
Atleta
Clube
Acertos
1º
Everton Francisco Bolsonello
Ass. de Caça, Pesca e Tiro Esp. Xanxerê
18
2º
Jean Evandro Lara
Clube e Escola de Tiro, Caça e Pesca Antônio Boeing
18
3º
Renato da Costa Júnior
Clube Mineiro de Caçadores
18
Veterano
Coloc.
Atleta
Clube
Acertos
1º
Reinaldo Victor Tockus
Clube Paranaense de Tiro
17
2º
Marcos Sergio B. Gonzalez
Clube de Caça e
16
3º
Jamel Jamil Chukr
Clube de Tiro de Ribeirão Preto Aldo Pedreschi
16
Super Veterano
Coloc.
Atleta
Clube
Acertos
1º
João Edward Soranz Filho
Clube Olímpico Boituva
17
2º
Nilo Luiz Gasparetto
Clube de Caça e Pesca Maringá
17
3º
Luiz Alberto Bassanesi
–
17
Os campeões da IX Copa Brasil de FAN32 da CBCT
Após a realização desta etapa final, o grande campeão overall da IX Copa Brasil de FAN 32 de 2025 foi o atirador Everton Francisco Bolsonello, da Ass. de Caça, Pesca e Tiro Esportivo de Xanxerê, com 231 pontos (média de 98,72%). Renato da Costa Jr., do Clube Mineiro de Caçadores, sagrou-se vice-campeão com 229 pontos (média de 97,86%) e, o terceiro lugar, com 228 pontos (média de 97,44%) foi conquistado pelo atleta Thiago Bonet Mozena, do Clube de Caça e Tiro de Santa Cecília.
Veja, nas tabelas abaixo, os atiradores(as) que conquistaram os três primeiro lugares em suas categorias na IX Copa Brasil de FAN 32 CBCT de 2025
Damas
Coloc.
Atleta
Clube
Pontos
1º
Lorayne A. R. Van Den Boogaard
Choupana Clube de Caça e Tiro
189
2º
Ludmila Defaci
Clube de Tiro Pato Branco
185
3º
Ana Elise de O. Bochnia
Clube de Caça e Pesca do Paraná
184
Júnior
Coloc.
Atleta
Clube
Acertos
1º
Lorenzo Basso
Clube Patobranquense de Caça e Tiro
224
2º
Matheus Pauliki Michalowski
Clube de Caça e Pesca do Paraná
170
3º
Artur Breowicz Pederiva
Clube Patobranquense de Caça e Tiro
163
Sênior
Coloc.
Atleta
Clube
Acertos
1º
Everton Francisco Bolsonello
Ass. de Caça, Pesca e Tiro Esp. Xanxerê
231
2º
Renato da Costa Júnior
Clube Mineiro de Caçadores
229
3º
Thiago Bonet Mozena
Clube de Caça e Tiro de Santa Cecília
228
Veterano
Coloc.
Atleta
Clube
Acertos
1º
Reinaldo Victor Tockus
Clube Paranaense de Tiro
209
2º
Otto Carlos Pohl
Clube Paranaense de Tiro
200
3º
Jamel Jamil Chukr
Clube de Tiro de Ribeirão Preto Aldo Pedreschi
191
Super Veterano
Coloc.
Atleta
Clube
Acertos
1º
Carlos Eduardo Marques
Clube de Caça e Pesca do Paraná
201
2º
Carlos Italo Michelangeli
Clube Paranaense de Tiro
195
3º
Hamilton Pinheiro Franck
Clube Paranaense de Tiro
192
Parabéns aos atiradores, à CBCT pela organização de uma Copa de sucesso como a Copa Brasil de FAN 32 e aos clubes que ofereceram as etapas on-line e presenciais. Este torneio mostra a força do tiro esportivo no Brasil.