Um impecável cenário para o tiro esportivo

CTMA, Monte Alto SP. Tiro esportivo.

A boa administração e infraestrutura fazem do Clube de Tiro e Caça Esportiva Monte Alto um grande palco para a prática de tiro esportivo.

Por Cezar Félix

O surgimento do clube

Nos primeiros metros da estrada vicinal que leva ao Clube de Tiro e Caça Esportiva Monte Alto (CTMA) — trecho muito bem sinalizado pelas placas — a paisagem rural já encanta pela beleza: terrenos que alternam morros, vales e planaltos, misturando natureza com a pujança do agronegócio. Por caminhos que atravessam plantios de cebola e manga, na parte superior de uma encosta, as primeiras instalações do CTMA começam a surgir. Uma vez no clube, além do bonito cenário do entorno, surge uma admirável infraestrutura dedicada ao tiro esportivo.

CTMA Monte Alto SP. Tiro esportivo
O CTMA possui uma admirável infraestrutura para a prática de diversas modalidades de tiro esportivo.

Fundado em 25 de agosto de 2003 por Ricardo Massaro Hori, atirador e empresário apaixonado pelos esportes de tiro, o CTMA foi construído em uma grande área dentro da sua propriedade rural. Conforme adianta o sítio oficial, o clube de Monte Alto (SP) — município localizado na região de Ribeirão Preto — “nasceu com a finalidade de reunir os amantes do Tiro Esportivo e difundir a prática deste grande esporte, oferecendo todas as formas de modalidades de tiro, disciplinas e especialidades, sempre devidamente legalizadas e regulamentadas”.

CTMA, Monte Alto SP. Tiro esportivo
Fundado por Ricardo Massaro Hori, “o clube nasceu com a finalidade de reunir os amantes do Tiro Esportivo e difundir a prática deste grande esporte” esclarece Marcelo Couto, diretor e administrador do CTMA.

O clube sedia regularmente as principais etapas de campeonatos do calendário nacional,  como  a  Liga Nacional Tiro ao Prato, o Campeonato Brasileiro da CBTE, a Regional de Tiro Esportivo CBC/Taurus e o Campeonato Paulista. Para saber mais sobre alguns campeonatos de tiro ao voo, acesse o link abaixo:

https://revistapedana.com/categoria/calendario-de-provas-e-campeonatos/

Os investimentos em estrutura e no ambiente familiar também é destacado no sítio oficial assim como o objetivo de preservar a memória do esporte de tiro “reunindo colecionadores de armas e munições para troca de informação, cursos, mostra de materiais e outras atividades ligadas à história do esporte, visando à preservação da Militaria Brasileira”.

CTMA, Monte Alto SP. Tiro esportivo
O CTMA regularmente oferece as provas on line e presenciais dos campeonatos estaduais e nacionais das principais entidades do tiro esportivo brasileiro.
CTMA , Monte Alto-SP. Tiro esportivo
Com confortáveis instalações em sua área social, o CTMA propicia um agradável ambiente familiar que atrai atletas de toda a região.
CTMA , Monte Alto-SP. Tiro esportivo
Com uma agradável varanda, de frente para pedanas, torcedores e familiares podem acompanhar treinos e provas de Trap Americano com conforto e descontração.

Admirável infraestrutura

A estrutura do CTMA é constituída por   quatro pedanas dedicadas ao Trap Americano; uma pedana de Trap Double; uma pedana oficial de Fossa Olímpica, além de uma pedana de Hélice. Para as modalidades de bala, são 13 baias de tiros para pistolas, revólveres e carabinas, espaço climatizado e equipado com monitor para acompanhamento em tempo real dos resultados. A área climatizada de Ar Comprimido conta com seis baias de tiro e duas baias de treino, todas equipadas com câmeras e monitor de vídeo. Para completar, a Pista de Fuzil com 620 metros.

CTMA , Monte Alto-SP. Tiro esportivo
Vista parcial de um estande de tiro de precisão do CTMA, onde diversas clínicas são oferecidas à seus associados.
CTMA, Monte Alto SP. Tiro esportivo
Os associados do CTMA dispõem de uma excelente sala aclimatizada e automatizada para a prática de tiro de precisão com pistola de ar comprimido.

A Sala de Armas, climatizada, tem capacidade para 100 armas, e conta com máquina para limpeza e monitor para acompanhamento em tempo real dos resultados. Há ainda a Área de Capacitação Técnica, o amplo salão social, a lanchonete e a área coberta de descanso.

Sala de armas CTMA
A confortável sala de armas aclimatizada do CTMA possibilita aos atletas o manuseio, limpeza e ajustes das armas sejam realizados adequadamente e com segurança.
CTMA , Monte Alto-SP. Tiro esportivo
Vista lateral de uma das pedanas para a prática de Trap Americano.

Formação de atletas

O atirador e instrutor Marcelo Motta Couto, 47 anos, diretor e administrador do CTMA, ratifica que “a cada dia evoluímos tanto em estrutura quanto na parte técnica dos atiradores e temos como foco o Trap Americano e o tiro de precisão”. Além das atividades cotidianas à frente do clube, Marcelo, que é técnico formado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, realiza um trabalho de formação de atletas-atiradores no clube.

O trabalho é voltado para iniciantes, “gente que quer ingressar no esporte, mas que ainda não tem nenhuma base”, como ele esclarece. “Por isso que chamamos de  clínica para iniciantes. A gente começa ensinando desde montagem e desmontagem de arma, manutenção, lubrificação até ir para a pedana e começar os primeiros movimentos de Trap, que é uma coisa mais aprofundada”. 

CTMA , Monte Alto-SP. Tiro à Hélice
A recém inaugurada pedana para a prática de tiro a hélice possui teto móvel que se desloca ao longo das diferentes distâncias de tiro.

Marcelo Couto iniciou-se no tiro esportivo em 2014, mas já no ano seguinte já atirava no Trapa Americano nas modalidades 100, 200 e Trap double. O plano dele de se tornar um instrutor de tiro “veio de uma necessidade minha”, como conta: ”quando comecei a atirar prato, eu não sabia como pegar uma arma ou como mirar. Não havia uma divulgação de excelentes instrutores como há hoje. Então, eu realmente precisava disso”.

Para o seu aprimoramento como instrutor e técnico, Marcelo Couto informa que fez cursos e clínicas com nomes como Valdir Abel, Giovani Suriz, Carlo Danna e Roberto Schmits. Ele acrescenta que como diretor do clube, percebeu que para começar a investir nos atiradores iniciantes, era fundamental levar motivação a eles. “Foi quando comecei a me aprimorar, a adquirir conhecimento para que eu pudesse passar o máximo de informações, principalmente para quem está começando no esporte. Se um aluno começa bem com um instrutor, ele se motiva e quer continuar”. Mais informações a respeito da clínicas de tiro oferecidas por Marcelo podem ser obtidas em seu sítio na internet: www.cursodetiroaoprato.com.br.

Incentivo familiar

No dia a dia à frente do CTMA e nas competições, ele tem o apoio irrestrito da esposa Aline Couto, também atleta, e do filho Nicolas, de 14 anos, atirador como os pais. “Tudo que você faz, se tiver apoio da família, você faz com gosto. E eu me considero uma pessoa afortunada porque a minha esposa e o meu filho gostam muito do esporte. Nós permanecemos sempre motivados, um ajuda o outro”, conta.

Marcelo Couto CTMA. Monte Alto SP
Marcelo, Aline e Nicolas, ao lado do “Negão”. Uma família unida de atletas do tiro esportivo que, com simpatia, entusiasmo e competência, administram o CTMA e recebem associados e visitantes.

Marcelo acrescenta que, sempre acompanhado da esposa e do filho,  participa de todas as provas da Liga Nacional e da CBTE, e a cada dois meses das provas regionais. “Viajamos por todo o Brasil e já tivemos a oportunidade de participar do Grand American World Trapshooting Championships, em Sparta – Wisconsin, nos Estados Unidos. Fomos com a delegação do Brasil e já estamos garantidos para voltar no ano que vem”.

Pelo fato de aliar uma estrutura de tamanha qualidade permanentemente dedicada ao esporte, o CTMA registra no seu sítio oficial que o Clube “tem o intuito de reunir esportistas atiradores de outros clubes, associações nacionais e até do exterior, promovendo o congraçamento esportivo e social entre seus associados e um bom relacionamento com os atiradores de outras agremiações, inclusive das Forças Armadas e as Forças Auxiliares, atuando juntamente com a sociedade, no interesse da mesma, fomentando a pratica do esporte, do civismo e do patriotismo”.

Quer saber mais sobre o CTMA? Acesse a página do clube por meio do link:https://www.clubedetiromontealto.com.br/