Entre as pistolas de calibre .22 LR, a Colt Woodsman é considerada um verdadeiro ícone pelas indústrias de armas, fabricada por 62 anos, deixou sua marca ao longo do século XX como referência de qualidade e precisão, tanto para uso comum como no tiro esportivo. Neste artigo, contamos um pouco sobre essa bela arma.
Por Luiz Eduardo Dias
Um breve relato sobre Samuel Colt.
Como muitas histórias sobre empreendedorismo, Samuel Colt, nascido em Hartford Connecticut – USA em 19 de julho de 1814, foi um visionário ao obter patentes de armas e fabricá-las em massa em uma época que elas eram predominantemente fabricadas por armeiros artesões. Sua primeira patente foi conseguida em 1835 na Inglaterra e na França com o projeto de um revólver, no qual um tambor continha câmaras para alojamento de munição e este, ao girar, as posicionava para serem disparadas pela ação de um cão. Ou seja, muito próximo de como conhecemos do que conhecemos como um revólver nos dias hoje.
Sua primeira fábrica foi construída em 1836, porém as vendas não emplacaram, uma vez que seu projeto era visto com certa desconfiança. No entanto, em 1845, o governo dos EUA ficou sabendo que arma criada por Colt foi importante para derrotar os índios no Texas e na Flórida. No ano seguinte, com o início da Guerra do México, Colt e o capitão do exército Samuel H. Walker projetaram uma arma ainda mais eficaz, com gatilho fixo, guarda-mato de proteção do gatilho, seis câmaras no tambor e com partes intercambiáveis para reparos fáceis. Fato que acarretou uma encomenda de mil armas por parte do governo americano.
A partir da fabricação em massa do revólver Colt Walker e muitas outras armas, Samuel Colt tornou-se um homem muito rico. Sua criatividade não ficou restrita à fábrica de armas. Foi inventor do primeiro explosivo remoto de mina naval e foi decisivo na implantação de cabos telegráficos subaquáticos.
Casou-se em 1856 e apenas um de seus cinco filhos chegou à vida adulta. Faleceu muito jovem aos 47 anos. Em 1901 a família vendeu a empresa a um grupo de investidores.
Colt’s Manufactoring Company
Fundada em 1855 por Samuel Colt, a Colt’s Manufactoring Company tornou-se uma fabricante de armas mundialmente reconhecida pela qualidade de seus produtos. Revólveres, pistolas semiautomáticas e rifles legendários que desde o início do século XX foram utilizados pelas forças armadas de inúmeros países, quer seja em tempos de paz ou de guerras.
Não é raro seus produtos serem fabricados por mais de 30 anos, provando suas eficiências e durabilidade. Algumas destas armas, são muito valorizadas por colecionadores. Uma coleção de armas que se prese, deve ter, pelo menos um exemplar desta renomada marca.
Em 2021 a Colt foi adquirida pela em pela empresa da Checoslováquia Česká Zbrojovka Group (CZG), passando, o Grupo, a ser chamado em 2022 de Colt CZ Group.
A pistola Colt Woodsman
A pistola Colt Woodsman é uma arma lendária que conquistou seu lugar nos anais da história mundial de armas curtas. Com uma trajetória que se estende por mais de meio século, esta pistola icônica não só cativou o coração dos entusiastas de armas, mas também desempenhou um papel significativo no desenvolvimento do tiro esportivo.
A genialidade do projetista Browning levou ao desenvolvimento de um design notável que se tornaria, alguns anos depois, a Colt Woodsman. Seu projeto pode ser considerado histórico, uma vez que foi a primeira pistola semiautomática de fogo circular confiável de sucesso.
John Moses Browning (1855-1926) é considerado por muitos historiadores como o mais importante projetista de armas. Durante sua vida recebeu mais de 120 patentes de projetos de armas, sendo responsável por desenvolver algumas das armas mais influentes e duradouras da história. Armas como a famosa pistola .45 M1911, além de uma vasta série de rifles como os modelos 1885, 1887, 1892, 1894, 1895 e o não menos famoso rifle automático Browning M1918.
Uma das dificuldades da época era quanto ao posicionamento da munição nos carregadores. Browning solucionou o problema com um carregador inclinado que posicionava cada cartucho ligeiramente à frente do cartucho abaixo dele, evitando que os aros do cartucho se prendessem. A patente do projeto foi conseguida em 1911 e vendida para a Colt.
Após algumas pequenas alterações realizadas pelos engenheiros da Colt, em 1915, a primeira Colt Caliber. 22 Target Model foi apresentada ao mundo. Ela apresentava um design limpo (parecido com a clássica alemã Luger), funcionamento semiautomático com ação de recuo e expulsão do cartucho disparado, uma característica que a destacava de outras pistolas de percussão anular da época.
Algumas características inéditas, para a época de seu lançamento, foram fundamentais para a sua duradoura popularidade, tais como:
- Ação de recuo: uma das características definidoras da Colt Woodsman é a sua ação de recuo, que utiliza a energia do cartucho disparado para ciclar a ação, permitindo o disparo semiautomático.
- Precisão: a precisão lendária da Colt Woodsman é atribuída ao seu cano fixo (na época era comum o cano que dobrava para a inserção do cartucho), minimizando o movimento durante o disparo, bem como ao gatilho único e fino.
- Opções de cano: a versatilidade da pistola era aprimorada com diferentes comprimentos e peso de cano, permitindo que os atiradores escolhessem o modelo ideal para seu objetivo.
- Aparelho de mira: e massa de mira reguláveis tornaram a Colt Woodsman ideal para o tiro esportivo de precisão.
- Ergonomia: a empunhadura confortável e o design ergonômico contribuíram para a popularidade da pistola entre atiradores de todos as modalidades e níveis técnicos.
- Qualidade dos materiais e montagem artesanal: o uso de materiais de alta qualidade e montagem meticulosa garantiram a qualidade excepcional das armas.
- Carregador: com capacidade típica de 10 cartuchos, o carregador da Colt Woodsman permitia sessões de tiro longas.
Inicialmente os engenheiros da Colt viram o potencial da arma para tiro ao alvo, por isso o nome Caliber .22 Target Model. Realmente ela foi muito utilizada para a prática de tiro aos alvos de papel, entretanto, rapidamente se tornou a favorita de caçadores, pescadores, campistas e outras praticantes de atividades ao ar livre, por isso, a partir do número de série 54.000 (no ano de 1927) a pistola passou a se chamar Woodsman.
A Colt Woodsman rapidamente ganhou reputação por sua precisão, confiabilidade e excelente acabamento. Tornou-se a favorita entre atiradores profissionais, esportistas e até mesmo policiais e militares. Por sua confiabilidade e praticidade, foi utilizada nas bolsas de sobrevivência de pilotos da Força Área Americana durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao longo dos anos, a Colt Woodsman passou por várias mudanças e melhorias de design e de projeto, resultando em três séries distintas: a Primeira Série (1915-1941), a Segunda Série (1948-1955) e a Terceira Série (1955-1977).
Cada série apresentava diversos modelos, com diferentes comprimentos de cano, empunhaduras e acabamentos para atender a uma ampla gama de consumidores, além é claro das diferentes forças armadas dos EUA. Colecionadores e entusiastas apreciam as características únicas de cada série e modelo. Durante os 62 anos de sua produção, mais de 690.000 pistolas saíram da fábrica da Colt.
As três séries produzidas incluíam modelos como o Sporting Model (cano redondo de 4 ½ polegadas), Target Model (cano redondo de 6 ou 6 5/8 polegadas) e Match Target Model (com um cano flat mais pesado de 6 polegadas). A precisão e o desempenho notáveis desses modelos rapidamente os tornaram os preferidos dos entusiastas do tiro esportivo. Vale lembrar que alguns historiadores colocam separam o período inicial da primeira série, conhecida como Pré-Woodsman, período em que a arma recebia a nomenclatura de Colt Caliber. 22 Target Model.
A primeira série da Colt Woodsman
A primeira série é facilmente reconhecida por possuir um perfil que lembra a Luger alemã, em sua vista lateral. O número de série é o meio mais seguro de identificação, pois os modelos Sport e Target não possuem prefixo ou sufixo alfabético, apenas números. Já o modelo Match Target, da primeira série, possui o prefixo MT, e o desenho de um alvo no lado externo da base do cano.
Modelos da primeira série:
- Woodsman Target (cano de 6 5/8”).
- Woodsman Sport 1933-1942 (cano de 4 ½”) cabo (grip) envolvente com acabamento em nogueira chamada de elephant ear.
- Woodsman Match Target, 1938-1942 (cano de 6 5/8”).
- Military Woodsman Match Target, 1942-1944 (cano de 6 5/8”), com inscrições militares dos EUA ou de propriedade dos EUA. C abo com acabamento em plástico.
A segunda série da Colt Woodsman
– A segunda série foi produzida por um período menor em relação às duas outras séries, e apresenta características variadas. A grande maioria das armas produzidas nesta série, possui um botão de liberação do carregador atrás do guarda-mato do gatilho. Entretanto, o modelo especial Challenger assim como os modelos da série três, possui a trava de liberação do carregador (retém do carregador) na base da empunhadura, ao lado da câmara de inserção do carregador, semelhante ao clássico modelo 1911 de pistola. Este modelo Challenger além de possuir o nome Challenger na face externa da câmara, possui o sufixo “C” no número de série.
Este modelo especial foi criado com o intuito de reduzir o preço de venda da pistola e apresentava alterações como o grip não ser confeccionado com madeira e sim com baquelite e não possuir o apoio do polegar, como nos demais modelos da série dois.
Modelos da segunda série:
- Woodsman Target (cano de 6”).
- Woodsman Sport (cano de 4 ½”).
- Woodsman Match Target (cano de 4 ½” ou 6”).
- Chalenger (cano de 4 ½” ou 6”). Este autor tem conhecimento de um exemplar deste modelo que o comprimento do cano e de 4 ½”, enquanto a revista Gundigest relata que este modelo foi comercializado apenas com cano de 6”.
A terceira série da Colt Woodsman
– A terceira série, produzida por 22 anos, contemplava os seguintes modelos: Sport, Target, Match Target, Huntsman (entrou no lugar do modelo Challenger) e Targetsman. Todos, com a trava do carregador localizada na base da empunhadura. Outra característica, é a presença dos sufixos S no número de série, além, é claro, da presença do nome gravado na face externa da câmara nos modelos especiais desta série, Huntsman e Targetsman, que, assim como a Challenger na série dois, foram criados com a finalidade de reduzir de custos.
Modelos da segunda série:
- Woodsman Target (cano de 6”).
- Woodsman Sport (cano de 4 ½”).
- Woodsman Match Target (cano de 4 ½” ou 6”).
- Huntsman (cano de 4 ½” ou 6”).
- Targetsman (cano de 6”).
De acordo com a revista Gundigest, os modelos produzidos até por volta de 1932 foram desenhados para receberem munição .22 LR de velocidade padrão (standard). Em 1932 foram realizadas mudanças na mola para aguentar pressões mais elevadas decorrentes de munições mais velozes. Essa mudança foi incorporada entre os números de série 81.000 e 86.000 da série um. A melhor maneira de se saber qual munição deve ser utilizada é examinar o alojamento da mola principal. Um padrão xadrez neste local significa que é uma das armas mais antigas e só deve ser usada com munição de velocidade padrão. Um padrão de linhas horizontais com ranhuras indica que se trata de um modelo posterior, projetado para munição de alta velocidade.
Uma pergunta que muitos apreciadores da Colt Woodsman fazem é por que sua fabricação foi descontinuada em abril de 1977? Este autor não encontrou um documento oficial da empresa a este respeito, mas existem vários comentários a respeito em sites de debates sobre armas. A explicação mais encontrada é que todas as três séries tinham em comum uma enorme quantidade de usinagem de peças e muitos ajustes manuais eram necessários para sua fabricação. Com o passar do tempo, os custos de produção aumentaram significativamente a ponto de inviabilizar sua comercialização.
Manutenção
Por ser um projeto genial para sua época, quando comparado com os projetos atuais de pistola, sua desmontagem para manutenção e limpeza não é tão fácil. Felizmente existem diferentes vídeos na internet que mostram como fazer sua desmontagem – sempre mais fácil que a montagem – para uma correta manutenção e limpeza.
Como era de esperar, sendo uma arma fabricada por tantos anos, as diferentes séries e modelos possuem detalhes únicos que resultam em variações quanto ao processo de desmontagem e montagem. Por isso, se o prezado leitor é um feliz proprietário de uma Colt Woodsman e não tem familiaridade com sua desmontagem, não a faça sem assistir alguns vídeos e, se possível, faça na presença de um armeiro.
Sugestão de vídeos:
– Colt Woodsman Sport série 1. https://www.youtube.com/watch?v=hWRYVSA0eKw
– Colt Woodsman Huntsman série 2. https://www.youtube.com/watch?v=yxkZ-GtDIyA
Conclusões
De maneira geral, as pistolas Woodsman marcaram seu nome na história de armas curtas de sucesso mundial. Durante décadas foi referência no tiro esportivo de precisão (notadamente os modelos Target e Match Target) pelo cano mais longo, boa empunhadura, precisão, confiabilidade e funcionamento suave. Ou seja, deixou um forte legado no tiro esportivo, fazendo com que, nos dias de hoje, seja uma arma admirada e valorizada por colecionadores de todo o mundo. Não é raro, colecionadores buscarem exemplares de diferentes modelos das três séries para completarem suas coleções. Modelos mais raros, produzidos em menor número, chegam a ser muito valorizados por colecionadores.
Quem possui um exemplar da Colt Woodsman, independente do modelo, dificilmente quer vendê-lo, pois ela traz muito prazer ao atirador, quer seja por sua precisão, como por seu funcionamento suave e limpo.
Agradecimento.
Agradeço a generosidade de Luiz Fernando C. Ribeiro em revisar o texto original deste artigo.
Números de série das pistolas Colt Woodsman em função do modelo e data de fabricação.
Fonte: Bob Rayburn http://www.colt22.comLakewood obtido no site https://www.oldcolt.com/pages/colt-woodsman-match-target-challenger-huntsman-targetsman-serial-number-ship-dates.
Modelos Target e Sport da primeira série (1915-1947) | |||
Data de fabricação | Número de série aproximado | Data de fabricação | Número de série aproximado |
Março 1915 | 1 | Janeiro 1929 | 63.150 |
Janeiro 1916 | 850 | Janeiro 1930 | 71.300 |
Janeiro 1917 | 4000 | Janeiro 1931 | 77.900 |
Janeiro 1918 | 6400 | Janeiro 1932 | 84.400 |
Janeiro 1919 | 7000 | Janeiro 1933 | 86.300 |
Janeiro 1920 | 20200 | Janeiro 1934 | 89.200 |
Janeiro 1921 | 25000 | Janeiro 1935 | 94.500 |
Janeiro 1922 | 27200 | Janeiro 1936 | 99.200 |
Janeiro 1923 | 33500 | Janeiro 1937 | 109.100 |
Janeiro 1924 | 38700 | Janeiro 1938 | 121.300 |
Janeiro 1925 | 43000 | Janeiro 1939 | 131.000 |
Janeiro 1926 | 46650 | Janeiro 1940 | 137.600 |
Janeiro 1927 | 51700 | Janeiro 1941 | 144.400 |
Janeiro 1928 | 55800 | Janeiro junho 1942 | 151.800-157.037 |
Modelos Match Target da primeira série (1915-1947) | |
Data de fabricação | Número de série aproximado |
Junho 1938 | MT1 |
Janeiro 1939 | MT3.000 |
Janeiro 1940 | MT7.000 |
Janeiro 1941-1944 | MT10.000 |
Fevereiro 1944 | MT16.611 |
Modelos Target, Sport e Match Target da segunda série (1947-1955) | |||
Data de fabricação | Número de série aproximado | Data de fabricação | Número de série aproximado |
Novembro 1947 | 1-S | Janeiro 1952 | 100.100-S |
Janeiro 1948 | 250-S | Janeiro 1953 | 123.700-S |
Janeiro 1949 | 35.750-S | Janeiro 1954 | 137.650-S |
Janeiro 1950 | 68.900-S | Janeiro 1955 | 142.600-S |
Janeiro 1951 | 86.200-S | Dezembro 1955 | 146.137-S |
Modelos Target, Sport e Match Target da terceira série (1955-1977) | |||
Ao final de 1955 os primeiros 1.001 exemplares da terceira série da Woodsman receberam, o número de série de 146.138-S a 147.138-S. A partir daí os números de série pularam para 160.001-S | |||
Data de fabricação | Número de série aproximado | Data de fabricação | Número de série aproximado |
Novembro 1955 | 160.000-S | Janeiro 1963 | 200.600-S |
Janeiro 1956 | 161.600-S | Janeiro 1964 | 204.500-S |
Janeiro 1957 | 172.200-S | Janeiro 1965 | 208.300-S |
Janeiro 1958 | 182.500-S | Janeiro 1966 | 215.000-S |
Janeiro 1959 | 185.200-S | Janeiro 1967 | 222.350-S |
Janeiro 1960 | 189.250-S | Janeiro 1968 | 231.250-S |
Janeiro 1961 | 193.300-S | Janeiro 1969 | 241.811-S |
Janeiro 1962 | 196.900-S |
Modelos Huntsman começam com numeração 90001-C e modelos Targetsman começam com numeração 129300-C. | |||
Data de fabricação | Número de série aproximado | Data de fabricação | Número de série aproximado |
Julho 1955 | 90001-C | Janeiro 1963 | 154600-C |
Janeiro 1956 | 96100-C | Janeiro 1964 | 158800-C |
Janeiro 1957 | 112900-C | Janeiro 1965 | 162400-C |
Janeiro 1958 | 124699-C | Janeiro 1966 | 168200-C |
Janeiro 1959 | 129900-C | Janeiro 1967 | 175200-C |
Janeiro 1960 | 141100-C | Janeiro 1968 | 182200-C |
Janeiro 1961 | 146700-C | Janeiro 1969 | 193501-C |
Janeiro 1962 | 151500-C | Junho 1969 | 194040-C |
O número de série de todos os modelos de Woodsman (Sport, Target, Huntsman e Targetsman) foram finalizados no início de 1969 e reiniciados como 001.001S | |||
Data de fabricação | Número de série aproximado | Data de fabricação | Número de série aproximado |
Fevereiro 1969 | 001001S | Janeiro 1975 | 067000S |
Janeiro 1970 | 019900S | Janeiro 1976 | 090600S |
Janeiro 1971 | 024050S | Abril 1976 | S100000S |
Janeiro 1972 | 030700S | Maio 1976 | 300001S |
Janeiro 1973 | 042100S | Janeiro 1977 | 312350S |
Janeiro 1974 | 049000S | Abril 1977 | 317736S |