Um clube de campeões de tiro esportivo

Clube de Campo de Rio Claro

O Clube de Campo de Rio Claro, por meio do departamento de tiro esportivo da instituição, ocupa um lugar de grande destaque no cenário nacional tanto na organização de campeonatos como também  na conquista de títulos.

Cezar Félix

A bela e acolhedora cidade paulista de Rio Claro é também conhecida em todo Brasil pela tradição adquirida como um dos polos brasileiros do tiro esportivo. Na cidade, inclusive, foram formados grandes campeões — atletas detentores de vários títulos nacionais e internacionais como a Copa Continental e o Sul Americano.  São eles: Filipe Fuzaro (nove vezes campeão Brasileiro de fossa double), Edvaldo Pascon, Érico Fuzaro, Fernando Schiavon e José Maria Filho. O representante brasileiro nas Olimpíadas de Londres (2012) também é um rio-clarense.

Pedanas de tiro ao prato do CCRC
O CCRC conta com ótimas pedanas para a prática de Trap e Trap Double .

A forte representatividade de Rio Claro no tiro esportivo só se tornou possível graças ao departamento de tiro esportivo do Clube de Campo. Com 59 anos de existência, o clube surgiu na década de 1960, quando Jorge Carim Cassab, proprietário da Fazenda Santo Elias —localizada no quilômetro 3 da rodovia Rio Claro/Piracicaba —, decidiu transformar parte da propriedade em um clube de campo, pois o local já era um ponto de encontro de seus familiares e amigos.    

Atualmente, como informa o departamento de marketing da instituição, o Clube de Campo Rio Claro, com 13 alqueires, é detentor de uma completa infraestrutura de lazer: são cinco campos de futebol (três mini campos e dois oficiais); 11 quadras  profissionais de tênis – saibro; academia; 12 churrasqueiras; quatro bares; lago de pesca esportiva (4.000m²); departamento de tiro (Padrão Olímpico) saunas feminina e masculina; cinco quadras de areia; sala de jogos (bocha, carteado e sinuca); sete piscinas — hidro/natação infantil, semi olímpica, semi olímpica aquecida, recreativa e duas piscinas de biribol.

Outros destaques nas instalações do CCRC são a sede social, uma capela e o Ginásio Fritz Braun, cujo piso flutuante é do mesmo sistema usado nas quadras profissionais da NBA norte-americana.

Departamento de tiro esportivo do CCRC
A sede do Departimento de Tiro Esportivo do CCRC possui ótimas instalações de apoio e confraternização para os atletas

Campeonatos e títulos conquistados

No que se refere ao tiro esportivo, o CCRC realiza os campeonatos brasileiros de tiro ao prato, olímpico de fossa on line e Trap Americano — tanto pela Liga Nacional quanto pela CBTE. Dentre os títulos conquistados, o clube detém campeonatos estaduais   dessas modalidades, além de todas as modalidades da Regional CBC. É preciso destacar ainda que o Clube de Campo é um dos clubes brasileiros que mais conquistou títulos nacionais e internacionais nas modalidades de fossa double, trap e trap double.

O CCRC acrescenta que realiza, desde os anos de 1970, os principais eventos de Trap Americano. Em 2015, por exemplo, durante o play off da Liga Nacional de Tiro ao Prato e CBTE, foram quebrados 70 mil pratos em cinco dias de evento. 

A vasta área de tiro esportivo do Clube de Campo, conforme informa o departamento de marketing, conta com uma excelente infraestrutura. Para o tiro ao prato, são seis pedanas de Trap Americano ou Trap double; com duas máquinas pet trap (idênticas às utilizadas no mundial em Sparta, EUA) e quatro máquinas da marca Matarelli, italianas; uma pedana de Fossa Olímpica, também com máquinas Matarelli.

Para saber mais sobre as modalidades de tiro ao voo click no link a baixo:

https://revistapedana.com/categoria/disciplinas-do-tiro-ao-prato/

Fossa Olímpica no CCRC
Instalações para a prática de Fossa Olímpica no CCRC

Há ainda a sala de manuseio com capacidade para abrir duzentas espingardas e também uma sala de limpeza de armas.

Estrutura completa para o tiro esportivo

Para as modalidades de tiro esportivo a bala, há um estande de precisão para 25 e 50 metros, com dez baias; dois estandes para prática de IPSC, com alvos metálicos e com suportes para alvos de papel e o estande climatizado com 10 baias para prática de tiros com ar comprimido, dentro dos padrões olímpicos.

Sala de tiro de pressão do CCRC
O Departamento de Tiro Esportivo do CCRC conta com uma sala climatizada com equipamentos modernos para a prática de tiro de ar comprimido.

Completa a estrutura, o Paiol com segurança monitorada 24 horas e apostilado armazenamento para um milhão de cartuchos. A área de estacionamento tem capacidade para setenta veículos e a área social conta com 500 metros quadrados

Já a cozinha industrial (com lavanderia) e a dispensa, são aptas para receber grandes eventos.

O atirador Carlos Eduardo Bul, 44 anos, nascido e criado em Rio Claro, associado ao Clube de Campo, foi quem gentilmente recebeu a reportagem desta Revista Pedana no CCRC. Atleta de Trap Americano, Bul é também delegado na Liga Nacional e na CBTE e ainda é árbitro nacional de tiro ao voo.

O atirador Carlos Eduardo Bul é uma referência no Departamento de Tiro do CCRC.

A trajetória de Bul no tiro é mais uma referência da importância do clube rio clarense no cenário do tiro esportivo nacional. “Eu hoje vivo o tiro esportivo”, conta Bul. “Gosto de viver o tiro, procuro sempre agregar e trabalho para atrair mais pessoas para o esporte. Atuo no meu clube desde a regulação das máquinas até nas questões relacionadas aos protocolos”, diz ele. O atleta e árbitro revela o orgulho dele em ser um associado do Clube de Campo e de poder colaborar para elevar ainda mais a marca e o nome do CCRC no cenário brasileiro do tiro esportivo. 

Para mais informações sobre o Clube de Campo de Rio Claro, acesse seu site pelo link:

https://ccrc.org.br/