CTB: uma referência para o tiro esportivo em Minas Gerais

Clube Tático Brasil em Uberaba

Com a proposta de promover a formação de novos atletas nas diversas modalidades de tiro esportivo e possibilitar o lazer saudável para familiares de atletas e associados, o Clube de Tiro Tático Brasil – CTB tem como objetivo ser um grande atrativo para o tiro esportivo na região do Triângulo Mineiro.

CTB - Clube Tático Brasil em Uberaba

Com uma experiência de mais de 10 anos à frente da empresa Tático Brasil Security — que oferece cursos para vigilantes, segurança pessoal privada e treinamentos de segurança, dentre outros — Iris Nogueira e seu filho Tchesley Nogueira da Silva fundaram o Clube de Tiro Tático Brasil – CTB.

CTB
Iris Nogueira e seu filho Tchesley Nogueira da Silva, ao lado de Eduardo Oliveira e Sérgio Barbosa durante a abertura da etapa Regional Sudeste de FO/SK no CTB.

Iris Nogueira conta que a idéia de montar um clube surgiu em 2011 em virtude da demanda de locais para treinamento de tiro e segurança. No entanto, apenas em 2015, foi possível a sua criação. Ao longo dos anos, o clube teve que mudar o local de sua sede por três vezes até que no ano de 2021, com a aquisição de uma área de cerca de 10 ha na zona rural de Delta, município localizado na microrregião de Uberaba-MG, o CTB passou a ter uma sede própria.

O Clube

O CTB está localizado à cerca de 15 km do centro de Uberaba, com fácil acesso pela Rodovia BR 050. Suas pedanas e pistas estão inseridas em meio à fazendas com áreas de pastagens, cana de açúcar e — nesta época do ano — culturas forrageiras de inverno, como sorgo e milheto. Aliás, a região é privilegiada por solos de boa fertilidade natural e uma ótima topografia que permite a mecanização das lavouras.

Atualmente, o clube conta com quase 1.000 associados, que se dividem entre as disciplinas de tiro à bala e tiro ao prato. Por sua localização próxima a divisa com o estado de São Paulo, o clube possui associados e esportistas oriundos de municípios paulistas e mineiros.

Apesar de sua inauguração ser ainda recente, o CTB já apresenta boa infraestrutura, fruto da dedicação e da visão de futuro de seus dirigentes.

Tiro à bala

O CTB possui um grande galpão com as laterais abertas que abriga 10 pistas com 20 m de comprimento para a prática de diferentes modalidades de tiro à bala e de chumbinho. O galpão, com total independência do restante do clube, possui banheiros, uma área de cozinha e churrasqueira, além de salas para armazenamento, alvos e equipamentos de manutenção. Interessante também é que por ser uma área única que abriga os diferentes stands, ela serve de abrigo e área de convivência e integração entre os atletas.

CTB
Um vasto galpão abriga 10 pistas para a prática de diversas modalidades de tiro a bala no CTB.
As pistas de tiro apresentam características técnicas de segurança e conforto para os atletas e seus familiares.

Para os amantes de tiro de fuzil, o CTB possui um stand de 330 m de comprimento por 20 m de largura, com uma ótima infraestrutura para a prática de tiro de longa distância. A mesma área também é utilizada para diversos treinamentos de segurança oferecidos pela Tático Brasil Security.

Pista pasra fuzil no CTB em Uberaba
A pista para a prática de tiro com fuzil possui total segurança e espaço adequado para a prática da modalidade, além de possibilitar a realização de diferentes tipos de treinamentos de segurança.

Tiro ao prato e uma parceria de sucesso

Em decorrência de sua experiência e da demanda de seus sócios, o CTB surgiu e cresceu tendo o tiro à bala como foco principal. Entretanto, no início de 2021, em função de uma demanda por parte de seus associados, Iris começou a procurar informações e meios para montar pedanas para as disciplinas de tiro ao prato.

A região de Uberaba possui uma certa tradição na prática de tiro ao prato esportivo em função das instalações que existiam no Uberaba Country Club. Durante vários anos as pedanas de Fossa Olímpica, Skeet e Trap atenderam os atletas da região para treinamentos, competições e práticas de lazer.

Em decorrência de uma série de fatores, em 2021, o Uberaba Country Club teve que desabilitar suas instalações de tiro ao prato, deixando admiradores e atletas sem um local para a prática do esporte.

Como um dos fundadores das instalações de tiro ao prato do Uberaba Country Club, o mestre Eduardo Oliveira , seu sobrinho Sérgio Barbosa e o atirador Tiago Zambianco partiram em busca de possíveis parcerias que pudessem viabilizar a implantação de novas pedanas para o tiro ao prato na região de Uberaba.

O encontro da família Nogueira com a família Oliveira foi uma ocasião em que “se juntou a fome com a vontade de comer”. Deste encontro saiu uma parceria — na forma de um contrato de comodato — onde o CTB cedeu as áreas para que as pedanas de tiro ao prato fossem construídas.

Eduardo barbosa no CTB em Uberaba
Eduardo Oliveira foi o responsável técnico pela implantação das pedanas de acordo com as regras internacionais da ISSF.

Desta feita, hoje o CTB conta com uma pedana para a prática de Skeet e de Trap e duas pedanas para a prática de Fossa Olímpica, intercaladas com mais três pedanas de Trap que ainda estão em fase final de construção.

Pedana de Skeet do CTB em Uberaba
A pedana de Skeet e Trap do CTB.

As pedanas foram construídas no topo de uma encosta que foi aplainada, permitindo aos atiradores excelente visão dos pratos, além de uma bela vista da paisagem da região, tornando a prática esportiva mais agradável.

CTB
As pedanas de FO e Trap foram construídas no topo aplainado de uma encosta, possibilitando boa visualização dos pratos.

A pedana de Skeet e as duas de Fossa Olímpica foram recentemente utilizadas para uma etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato – CBTE e Campeonato Mineiro de Tiro ao Prato. Confira a matéria a respeito no Portal da Revista Pedana.

Visão parcial de uma pedana de FO com destaque para a casa de máquinas.

Para dar suporte às pedanas de Fossa Olímpica e de Trap, o clube construiu uma sede com um restaurante provisório, sala de armas, banheiros e uma sala de estar que, no futuro próximo, se tornará uma área de convivência para atletas e seus familiares.

Planos futuros

Iris comenta que existem muitos planos para o crescimento do clube de modo a propiciar um ambiente saudável e com muitos atrativos para as famílias dos atletas e incentivar a prática do tiro esportivo para os jovens.

Dentre os atrativos para as famílias, brevemente o CTB contará com um amplo restaurante “caipira” com fogão e forno à lenha para o preparo de receitas tradicionais das fazendas mineiras .  Junto ao restaurante serão construídas instalações de uma pequena fazenda para manter a cultura rural e o entretenimento de crianças, com cabras, vacas, bezerros, cavalos, galinhas e outros pequenos animais. Aliás, Iris reforça que existirão cavalos à disposição dos associados e visitantes para cavalgadas no entorno do clube.

Em termos das instalações de tiro, existe um galpão que será transformado em stand de tiro para armas de pressão. Muito importante não só para formação de jovens atletas do tiro esportivo, como para possibilitar o treinamento de atletas já formados que praticam as importantes disciplinas olímpicas dessa modalidade.

A Revista Pedana parabeniza os proprietários do Clube de Tiro Tático Brasil, assim como os senhores Eduardo Oliveira , Sérgio Barbosa e Tiago Zambianco pelo importante trabalho em favor do crescimento e do desenvolvimento do tiro esportivo em Minas Gerais.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.