CCTG sedia a primeira etapa do campeonato de excelência de FO/SK da CBTE

Campeonato Excelencia FO-SK no CCTG

Por Luiz Eduardo Dias

Mais uma vez o Clube de Caça e Tiro de Guarapuava – CCTG foi sede de uma etapa do Campeonato Brasileiro de excelência de Tiro ao Prato FO/SK da CBTE. Nesta primeira etapa do campeonato o Grand Prix foi em homenagem ao atleta e grande incentivador de tiro esportivo José Henrique Lustoza. A equipe do CCTG, comandada por seu presidente Cesar Bottin, foi exemplar no preparo das instalações e na hospitalidade e atenção para com os atletas e seus familiares.

No período de 2 a 5 de fevereiro de 2023 o CCTG cedeu suas excelentes e agradáveis infraestruturas para a realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Excelência de Tiro ao Prato FO/SK da CBTE. Nesta etapa, 77 atletas competiram por bons resultados e conquista de medalhas e troféus oferecidos pelo CCTG.

CCTG
Vista parcial da ampla sala de armas do CCTG.
CCTG
A agradável sede do CCTG é perfeita para a confraternização dos atletas e seus familiares, além de permitir o acompanhamento das provas.

Conforme o calendário da CBTE, neste ano serão realizadas seis etapas, quatro Grand Prix e a etapa final no Rio de Janeiro em novembro.

Treinos oficiais no CCTG

Com uma chuva fina dia chuvoso e pouca claridade, o dia de treinos oficiais transcorreu sem qualquer evento que pudesse causar transtorno aos atletas. Pelo contrário, as duas pedanas funcionaram perfeitamente, trazendo conforto e tranquilidade para a prática do esporte.

CCTG FO-SK
O dia de treinos oficiais no CCTG foi marcado por uma chuva fina e intermitente ao longo do dia.

Após duas passagens de treino para cada atleta, as pedanas foram liberadas para treinos adicionais e maior reconhecimento das pedanas.

Fossa Olímpica

No primeiro dia de provas, o céu amanheceu nublado. No transcorrer da manhã, durante a primeira série de 25 pratos, chuvas intermitentes causaram um pouco de desconforto aos atletas. A partir das 12:30, no início da segunda série, a chuva cessou e o céu parcialmente nublado permitiu momentos de sol e maior visibilidade.

CCTG
O dia chuvoso causou um pouco de desconforto aos atletas pela menor visibilidade.

Por outro lado, alguns atletas brilharam como de costume. Ressalta-se os resultados obtidos pelo jovem Hussein (47/50), Leonardo G. Lustoza (47/50), Jaison Santin (47/50), Alexandre Wilt (46/50) e Emilson Menarim (46/50).

No segundo dia de provas, as chuvas finas intermitentes voltaram a prestigiar as pedanas do CCTG. Entre os destaques, após 100 pratos, Leonardo Lustoza (96/1000), Jaison Santin (93/100), Emilson Menarim (92/100), Camila Cosmoski (91/100) e Alexandre Wilt (91/100).

No último e terceiro dia de provas, o dia amanheceu com uma névoa úmida que, a partir de 09:00 h, foi se dissipando até liberar, completamente, o céu azul e um Sol que brilhou por todo o dia.

Inúmeros convidados e sócios presentes tornaram o dia mais festivo e alegre, confirmando que o tiro ao prato é um esporte cativante e familiar.

Ao final das disputas da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de excelência de Tiro ao Prato FO/SK da CBTE disputado no CCTG, os pódios ficaram assim:

– Fossa Olímpica Feminina Junior

1. Ellen Giovanna Mendes Da Silva (86/125)

– Fossa Olímpica Feminina Dama

1. Camilla Alexandra Cosmoski (115/125)

2. Daiana dos Santos Camaz (99/100)

– Fossa Olímpica Masculina Paratleta

1. Gustavo Mendes Passos (100/125

– Fossa Olímpica Masculina Junior

1. Hussein Kluber Daruich (118/125)

2. Haddy Darwich Gomes (113/125)

3. Júlio Patrik Bortolon (103/125)

– Fossa Olímpica Sênior A

1. Leonardo Gomes Lustoza (120/125)

2. Emilson Menarim (116/125)

3. Alexandre Salomão de Oliveira Wilt (115/125)

– Fossa Olímpica Sênior B

1. Jose Afonso Luchiari Pisoni Duarte Fortunato (106/125)

2. Andre Weber Altobello (105/125)

3. Armando Alves Lima (102/125)

– Fossa Olímpica Sênior C

1. Leonardo Prestes Natucci (105/125)

2. Lauro Antonio Souza De Holanda (104/125)

3. Lucas Ruaro Bellenzier (102/125)

– Fossa Olímpica Masculino Master

  1. Jamel Jamil Chukr (100/125)
  2. Marco Antonio Moura Reis (96/125)
  3. Jorge Waldemir Spitzner (94/125)

– Fossa Olímpica Masculino Veteranos

  1. Eduardo Guilherme Alves De Oliveira (96/125)
  2. Paulo Reichardt Neto (96/125)
  3. Luiz Eduardo Dias (92/125)

Skeet

O treino oficial para skeet foi realizado na sexta-feira (03/02/23) e as séries no sábado e domingo (4-5/02/23).  Com apenas seis atletas participantes, as séries e a grande final, ocorreram com muita tranquilidade e harmonia, com a arbitragem de Ari Venturinelli.

CCTG
No primeiro dia de provas uma névoa úmida, que logo se dissipou, não atrapalhou os atletas.

Um dos destaques desta etapa foi o retorno do atleta José Carlos Vendruscolo Jr., que ficou ausente das últimas etapas do campeonato do ano passado e retornou com grande energia e determinação, sagrando-se campeão na categoria Sênior A com o ótimo resultado de 118/125.

Vendruscolo atirando no CCTG
Depois de ficar ausente de algumas etapas do Campeonato Brasileiro de excelência, José Carlos Vendruscolo Jr retornou com um ótimo resultado.

Da mesma forma, ressalta-se o bom resultado (113/125) de Augusto Tadeu Guimarães, que ficou em primeiro lugar na categoria Sênior B e apenas a um prato de conquistar o índice MQS

Vendruscolo no CCTG
Augusto Tadeu Guimarães, campeão da Classe Sênior B, em busca de mais um double durante a final do Skeet.

 Mais uma vez, o destaque feminino ficou com a atleta Georgia Furquim Bastos que venceu na categoria Damas com o escore de 112/125, superando pela segunda vez neste ano o índice Mundo de 110/125.

CCTG Georgia brilhou no Skeet
Além de vencer na categoria Damas, Georgia conquistou o índice Mundo.

Veja o resultado completo do Skeet:

– Skeet Feminino Dama

1. Georgia Furquim Bastos (112/125)

– Skeet Masculino Sênior A

1. José Carlos Vendruscolo Júnior (118/125)

2. Thiago Correa do Carmo (109/125)

3. Conrado Macedo De Sousa (107/125)

– Skeet Masculino Sênior B

1. Augusto Tadeu Guimarães (113/125)

– Skeet Masculino Master

1. Lúcio Zacarias Gomes Guttierrez (87/125)

Grand Prix José Henrique Lustoza.

Durante a abertura oficial do evento, José Henrique Lustoza recebeu uma placa comemorativa pelo reconhecimento do atleta como um grande promotor do tiro ao prato esportivo. A placa foi entregue pelo presidente do CCTG, Cesar Bottin.

José Henrique Lustoza é homenageado no CCTG
José Henrique Lustoza recebe, das mão de Cesar Bottin, a placa em sua homenagem.

O Grand Prix José Henrique Lustoza foi realizado a partir das regras da ISSF, os atletas que alcançaram os oito maiores escores participam do Grand Prix. No caso de empate, é realizada uma disputa tipo shootoof para decidir os oito atletas participantes. Na fossa olímpica o Grand Prix envolve duas disputas: uma entre os atletas da categoria veteranos e outra envolvendo todas as demais categorias.

Após as disputas de shootoff, os oito atletas que participaram do Grand Prix foram:

Semifinal 1. Leonardo Lustoza, Emilson Menarim, Elexandre Wilt e Haddy Gomes.

Semifinal 2. Hussein Daruich, Jaison Santin, Camilla Cosmoski e Emanuel Munaretto.

Camilla Cosmoski fez história ao se tornar a primeira mulher a participar de um Grand Prix Final de FO realizado pela CBTE. Parabéns pelo excelente resultado! Aliás, não só ela está fazendo a história da FO no Brasil. Emilson Menarim também participou do Grand Prix. Portanto, foi a primeira vez que um casal participou de uma final de uma etapa do campeonato brasileiro de excelência da CBTE. Para saber um pouco mais sobre este simpático casal de atletas, veja a entrevista publicada na terceira edição da Revista Pedana.

Camilla no CCTG
Camilla em um momento de descontração no CCTG com seu filho e companheiro de muitos campeonatos.

Após emocionantes e tensas disputas, Leonardo Lustoza, Hussein Darwuich, Emanuel Munaretto e Alexandre Wilt partiram para a disputa pelos três primeiros lugares. Ao final, Leonardo Lustoza sagrou-se campeão, Hussein Darwuich vice-campeão e o terceiro lugar foi conquistado por Emanuel Munaretto. Parabéns aos atletas pelo brilhante resultado.

Pódio do Grand Prix José Henrique Lustoza no CCTG
Leonardo Lustoza, campeão do Grand Prix José Henrique C. Lustoza, ao lado de Hussei Darwich (segundo lugar) e Emanuel Munaretto (terceiro lugar).

A adoção de uma disputa final (Grand Prix) envolvendo apenas a categoria de veteranos foi introduzida na etapa final do campeonato brasileiro de excelência de FO do ano passado. Nesta primeira etapa do campeonato de 2023, a disputa foi muito acirrada entre os atletas. Até o vigésimo prato os atletas estavam empatados. Ao final, os três primeiros lugares foram conquistados pelos seguintes atletas:

  1. Eduardo Guiherme Alves de Azevedo;
  2. Paulo Reichardt Neto
  3. Luiz Eduardo Dias

Para ver a o resultado completo de todas as categorias de FO e SK nesta primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Excelência, acesse o site da CBTE.

Juventude

Apesar do pequeno número de jovens atletas que participaram desta etapa do campeonato brasileiro, é importante ressaltar a presença de Ellen Giovanna Mendes da Silva e Euler Gustavo Mendes da Silva que estiveram presentes no CCTG em companhia de seu pai, e também atleta, Eneas Mendes da Silva. Residentes em Ponta Grossa-PR, pai e filhos estão felizes por praticarem um esporte juntos. Com a ajuda do pai e treinamentos especializados com técnicos de renome, Ellen e Euler já apresentam bons resultados e logo estarão “incomodando” o pai. Diga-se de passagem, um ótimo atleta.

Depoimentos

Neste momento difícil que o tiro esportivo está vivendo, ressalta-se a importante presença do presidente da CBTE Jodson G. Edington Jr. durante esta primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato.

Em entrevista à Revista Pedana, o presidente Jodson salientou a alegria de estar presente no CCTG e parabenizou o Clube pelas ótimas instalações e a excelente organização da etapa pelo Cesar Bottin e sua equipe. Jodson teve a oportunidade de conversar com vários atletas e reforçar seu apoio ao tiro ao prato olímpico. De acordo com o presidente, o momento é difícil e a CBTE, juntamente com as demais instituições que formam o grupo Unidos pelo Tiro Esportivo, estão trabalhando intensamente para que as demandas do atirador esportivo sejam consideradas por parte do Governo Federal.

Presidente da CBTE Jódson, ao lado do presidente da FPTE  e do presidente do CCTG Bottin
Acir Mores Edling, presidente da Federação Paranaense de Tiro Esportivo ao lado de Cesar Bottin, presidente do CCTG e de Jodson G. Edington Jr, presidente da CBTE.

Depois de três semanas de trabalhos intensos por parte de todos funcionários e da diretoria do CCTG, Cesar Bottin estava muito feliz com o resultado, pois o sucesso desta primeira etapa foi uma unanimidade entre os atletas e visitantes. Bottin aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os atletas e seus familiares que prestigiaram o CCTG, assim como os inúmeros patrocinadores que sempre estiveram ao lado do Clube para viabilizar a realização de provas e campeonatos.

Revista Pedana Parabeniza e agradece ao Clube de Caça e Tiro de Guarapuava – CCTG, na pessoa de seu presidente César A. Bottin, pela hospitalidade, atenção e apoio recebidos. Parabéns pelo ótimo e agradável evento CCTG!

plugins premium WordPress