1 Etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato – FO/SK CBTE

1a Etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato – FO/SK CBTE

Luiz Eduardo Dias

No fim de semana passado, 27 a 29 de janeiro de 2023, ocorreu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato – Fossa Olímpica e Skeet da CBTE. As provas foram realizadas no sistema on-line, onde cada atleta realiza a prova no clube de sua preferência e os resultados são lançados no sistema da CBTE, diretamente em seu site.

O Campeonato Brasileiro de FO/SK CBTE

Também conhecida como FO/SK light, o Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato – FO/SK CBTE deste ano de 2023 será disputado em 10 etapas on-line, três regionais presenciais e uma final presencial no Rio de Janeiro. As provas são realizadas em três séries de 25 pratos. Nesta primeira etapa, 112 atletas, divididos nas categorias Dama, Paratletas, Júnior Masculino, Sênior A, Sênior B, Sênior C, Master e Veterano masculino competiram em 23 clubes espalhados por todas as regiões brasileiras.

CBTE
O Clube de Tiro Tático Brasil em Uberaba – MG, foi uma das sedes da primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de FO/SK da CBTE

Clubes que sediaram as provas da 1a Etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato – FO/SK CBTE:

  1. Associação Desportiva de Tiro Hubertus
  2. Associação Esportiva Clube de Caça eTiro Ribeiro
  3. Caxangá Golf & Country Club
  4. Centro de Excelência de Tiro Esportivo Hit Club
  5. Clube de Caça e Tiro de São Paulo
  6. Clube de Caça e Pesca Santo Huberto
  7. Clube de Campo de Rio Claro
  8. Clube de Tiro Campo Grande
  9. Clube Alagoano de Tiro Olímpico
  10. Clube Americanense de Tiro
  11. Clube Mineiro de Caçadores
  12. Clube de Tiro Tático Brasil
  13. Centro Militar De Tiro Esportivo
  14. Clube De Caça E Tiro De Guarapuava
  15. Clube de Tiro e Caça J R
  16. Clube Olímpico De Tiro Esportivo De Brasilia
  17. Clube De Tiro Campo Grande
  18. Clube De Tiro E Caça Pantanal
  19. Clube Erechim De Caça E Tiro
  20. Club Do Ninoil Paradiso Dell Attiratore
  21. Country Club De Goiás
  22. Portal Do Cerrado – Associação Esportiva De Tiro
  23. Sítio Coxim

Para participar desta primeira etapa do Campeonato Brasileiro, eu tive a oportunidade de realizar a prova no Clube Mineiro de Caçadores, onde fui muito bem recebido pelos atletas. O CMC possui ótimas instalações e um ambiente familiar e receptivo. Obrigado André, Léo Ribeiro, Rodrigo, Gustavo, Bruno e demais atletas com quem tive a oportunidade de dividir a pedana.

campeonato brasileiro de FO no CMC
Imagem da agradável varanda da sede do Clube Mineiro de Caçadores em Santa Luzia – MG. Local de muita camaradagem e boas conversas em um ambiente familiar e hospitaleiro.

Resultados

Fossa Olímpica Damas

Com apenas duas atletas competindo nesta primeira etapa, a campeã foi a Juliana Alves R. M. Rassi (45/75), seguida de Ana Marceli M. N. de Souza (44/75).

Juliana Rassi iniciou no tiro ao voo em 2021 e obteve grande destaque em 2022 em provas de Trap Americano, com várias conquistas importantes e a participação no Grand American Trapshooting em Sparta – USA.

Graças sua dedicação e simpatia, Ana Marceli de Souza tem sido uma referência feminina na região Norte do Brasil, difundindo o tiro esportivo nas mídias sociais e agregando atletas.

Fossa Olímpica Paratleta

Entre os paratletas, apenas Gustavo Mendes Passos (55/75), atirando pelo Clube de Campo de Rio Claro, disputou esta primeira etapa. Parabéns, Gustavo! A participação de paratletas é muito importante para o tiro ao voo, principalmente a partir do ano passado, quando a CBTE passou a apoiar a participação de atletas em competições internacionais.

Fossa Olímpica Júnior Masculino

Entre os juniores, mais uma vez, os primos Hussein Daruich (73/75) e Haddy Darwich (69/75) se destacaram com excelentes resultados. Hussein conseguiu o melhor escore desta primeira etapa do campeonato brasileiro. O jovem Julio Patryk Bortolon (66/75) ficou em terceiro lugar, mostrando também que este ano está preparado e motivado para brigar pelo campeonato da categoria. Parabéns aos jovens atletas!

Fossa Olímpica Sênior A

Na classe A da categoria Sênior a disputa é sempre em alto nível e acirrada. Entre os 11 atletas que participaram, Emanuel Munaretto (70/75) conquistou o primeiro lugar, confirmando a boa fase que vem vivendo. Recentemente Munaretto brilhou com uma excelente participação na ISSF World Cup Shotgun de Rabat, no Marrocos, quando ficou em nono lugar (118/125) e apenas um ponto de disputar a grande final.

Marcos Sérgio B. Gonsalez (70/75) ficou em segundo lugar e, em terceiro lugar, Jaison Sandro Santin (69/70). Completando as posições, o quarto e quinto lugares foram conquistados pelos atletas Juliano Micheli (68/75) e Leonardo Gomes Lustoza (67/75), respectivamente.

Fossa Olímpica Sênior B

Também com resultados muitos próximos, a classe B da categoria sênior contou com dez participantes. Os cinco atletas primeiros colocados foram:

  1. Leonardo Prestes Natucci (65/75)
  2. Luiz Fernando Mogor da Graça (64/75)
  3. Jordelio Adriano Borges (64/75)
  4. Alex Camões K. Ranevsky (63/75)
  5. Rodrigo Coutinho R. Cipriano (63/75)

Fossa Olímpica Sênior C

Muito disputada, a Classe C da categoria Sênior contou com a participação de 26 atletas. As cinco primeiras posições foram conquistadas pelos seguintes atletas:

  1. Rafael Pereira Pires (60/75)
  2. Abrão Baladi Neto (60/75)
  3. Edmar Costa Contar (60/75)
  4. Leandro Bortoln (59/75)
  5. Luiz Antônio A. de Souza (59/75)

Fossa Olímpica Master

Na categoria Master 18 atletas competiram, também de forma acirrada, pelas primeiras posições no ranking. Veja os atletas que conquistaram os cinco primeiros lugares:

  1. Bruno Hebach Labbate (64/75)
  2. Leonardo Martins Ribeiro (63/75)
  3. Werner Brandtner (62/75)
  4. Manuel Lopez Neto (61/75)
  5. Marco Antônio M. Reis (60/75)

Fossa Olímpica Veterano

Na categoria que agrega os entusiasmados e experientes atletas de 65 anos ou mais, a disputa contou com 18 participantes. As cinco primeiras posições foram conquistadas pelos seguintes atletas:

  1. João Batista F. Marcondes (63/75)
  2. Paul Antoine M. Gedeon (62/75)
  3. Eduardo Guilherme A. de Oliveira (61/75)
  4. Luiz Carlos A. da Graça (56/75)
  5. Luiz Antônio de M. Fonseca (56/75)

Skeet Masculino Sênior A

Com apenas três participantes, o primeiro lugar foi conquistado por Conrado Macedo de Souza (70/75), seguido por Wilson Costa David Júnior (61/75) e, em terceiro lugar André Luís V. Jambeiro (54/75).

Skeet Masculino Sênior C

A classe C da categoria Sênior também contou com apenas três atletas participantes. Tassio Garcia da Silveira (60/75) conquistou o primeiro lugar; Felipe Rodrigues Maias (52/75) o segundo lugar e Jonatan Rinchardson Franco (44/75) o terceiro lugar.

Skeet Masculino Master

Na classe Master apenas um atleta competiu: Jair Gonçalves da Costa Júnior (59/75).

Skeet Masculino Veterano

Entre os quatro atletas desta categoria que disputaram a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Skeet CBTE, Roberto Luiz F. Bogus (63/75) ficou em primeiro lugar; Luiz Rogério de Paiva Alves (57/75) em segundo lugar; Ari de Sousa (51/75) em terceiro e Klaiton Boschi Mezzomo (49/75) em quarto lugar.

Para obter os resultados completos desta primeira etapa do Campeonato Brasileiro de FO/SK, acesse o site da cbte.

plugins premium WordPress