Um atleta dedicado e concentrado

Apaixonado pela Fossa Olímpica, o jovem esportista Francesco Valota tem a ambição de disputar os jogos olímpicos.

Aos 21 anos de idade e residente em Blumenau, Francesco Valota é intimamente ligado aos esportes de tiro uma vez que, além de atleta, ele tem uma convivência estreita com o cotidiano do universo do tiro ao voo: o pai, Michele Valota, é um profissional muito conhecido e respeitado no meio pela representação da famosa marca italiana de espingardas Zoli. Por esta razão, o jovem atirador viaja todo o Brasil auxiliando Michele nos trabalhos de representação não só de armas, como também das máquinas de lançamento de pratos (Mattarelli), pratos (Vivaz) e demais insumos importados.

Além do trabalho — ele pretende cursar Administração de Empresas assim que as condições sanitárias permitirem — é muito dedicado ao tiro, embora tenha pouco tempo para treinar em razão das constantes viagens.

“O tiro é um esporte muito dinâmico; quando eu estou praticando, me esqueço de tudo. Quando se foca no prato, é possível esquecer os problemas da vida,” reflete.

Fossa Olímpica

Atualmente, a paixão dele é a Fossa Olímpica, pois Francesco cultiva o sonho de um dia competir nos jogos olímpicos. Em função das exigências profissionais, pois são muitas viagens, ele tem certa dificuldade em treinar, uma vez que existem poucos clubes com pedana para Fossa Olímpica. Por isso, o jovem atleta

treina mais Trap Americano para não ficar sem treinamento.

Sobre a preferência pela Fossa, ele argumenta que a modalidade “é muito mais dinâmica e desafiadora do que o Trap, pois a variação dos pratos é maior, além da prova ser mais competitiva”, afirma. “Por isso é muito comum observar o atleta da Fossa ficar mais calado e concentrado. O nível de competitividade é muito alto, portanto, exige extrema concentração por parte do atirador, na medida em que por um ou dois pratos errados, ele fica fora da disputa pelos primeiros lugares”, descreve.

Francesco Valota ainda não participou de provas oficiais, pois ele ainda está na fase de treinamento e de aprendizado. “Mas a turma da Fossa é muito receptiva e gosto muito de participar”, assinala. O jovem atleta busca exercitar-se por meio de caminhadas, assim como procura trabalhar sua autoconfiança e a concentração. Como um jovem antenado, comenta: “a CBTE está com um projeto de disponibilizar psicólogos para ajudar os atletas”.

O filho de Michele Valota conta que atira pelo Clube Blumenauense de Caça e Tiro, mas que pretende mudar para um clube recém criado, na mesma cidade, por um amigo, Téo Ribeiro – Teófilo Ribeiro Neto é atleta de Fossa Olímpica – que construiu algumas pedanas em seu sítio e criou uma associação para os amigos. Esta entidade possui um projeto inovador no sentido de focar em treinamentos, inclusive com clínicas mensais ministradas pelo mestre Carlo Dana.

Falta de apoio oficial

Muito franco, Francesco aproveita para analisar a conjuntura do esporte no Brasil: “infelizmente, o atleta do tiro ainda não recebe o apoio que deveria receber por parte do Governo, principalmente se comparado com países onde o tiro esportivo é mais desenvolvido e praticado”. Ele cita o fato de a própria legislação não favorecer o atleta. Apesar de maiores de 14 anos poderem atirar na presença dos pais ou responsáveis, a legislação atual determina que o CR somente pode ser obtido por maiores de 25 anos. “Essa situação dificulta a entrada de jovens entre 21 e 24 anos no esporte. Isto faz uma grande diferença na formação de atletas de excelência como aqueles que participam de olimpíadas”, argumenta. “No exterior, pode- se observar jovens de 21, 22 e 23 anos defendendo a bandeira de seus países, pois já possuem muitos anos de prática no esporte”.

Perguntado sobre que espingarda utiliza para seus treinamentos, responde com calma: embora já tenha atirado com Perazzi e Beretta, nunca uma arma me encaixou tão bem como aconteceu com a Zoli”, encerra, decidido, como é exigido de um (futuro) atirador de sucesso.

Apaixonado pela Fossa Olímpica, Francesco treina com dedicação para alcançar o sonho olímpico.
plugins premium WordPress